Foto: Município de Albergaria
O Município de Albergaria-a-Velha esteve no coração da Europa, no Comité Europeu das Regiões, para o 4º congresso da European Family Network Municipalities, um projeto europeu focado no apoio às famílias numerosas que a Autarquia integra desde 2023. O mote para este ano foi “O Futuro Digital: as cidades amigas das famílias e dos desafios da inovação”, com foco em projetos que centram a tecnologia como ferramenta ao serviço das famílias.
A conferência que decorreu no dia 7 de fevereiro, na capital belga, atraiu representantes de 14 países, dos quais quatros portugueses, que partilharam e discutiram as boas-práticas realizadas no âmbito da digitalização de serviços municipais.
Liderado pela vereadora Catarina Mendes, o Município de Albergaria apresentou uma série de projetos e programas que têm vindo a ser desenvolvidos no concelho. Desde iniciativas educacionais direcionadas aos mais novos como o Scratch 4all, o Laboratório de Programação e Robótica, os Encontros com a Educação e Educ@ra; aos Fóruns da Juventude que pretendem dar voz aos jovens do concelho, passando por Plataformas de Serviços Online do Município incluindo serviços da Biblioteca Municipal, assistência a idosos em situação de isolamento (TeleCare).
Ao Jornal de Albergaria, a vereadora contou que o propósito do encontro esteve diretamente relacionado com o desafio de promover todo e qualquer tipo de apoio às famílias no digital, com especial foco no conforto e envolvimento nos processos municipais. “Albergaria foi convidada a estar presente neste congresso, pelo terceiro ano consecutivo, por respeitar e apresentar projetos que tocam no bem-estar, na acessibilidade e na inclusão das famílias em processos digitais”, explicou. “Isto tem realmente importância para o município porque, por um lado, é a apresentação daquilo que se tem vindo a desenvolver a nível local e, por outro, é um momento e uma oportunidade de partilhar ideias, práticas e resultados com os outros municípios”, disse Catarina Mendes.
A reunião dos vários municípios serviu igualmente de fórum para a discussão de questões demográficas e desafios enfrentados pelas famílias modernas.