Albergaria-A-Velha celebra a oitava edição da Rota dos Moinhos

0
835

No próximo fim de semana, dias 9 e 10 de abril, vai ter lugar a mais recente edição da Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha. O oitavo aniversário do evento vai ser celebrado com um programa de atividades durante os dois dias.

A participação nas atividades é gratuita, mas requer inscrição prévia, até dia 5 de abril. Os participantes podem escolher as atividades que querem fazer parte. As inscrições são feitas através do endereço turismo@cm-albergaria.pt.

Na manhã de sábado, dia 9 de abril, está programada uma visita aos moinhos do Regatinho, em Vilarinho de São Roque, às 10h, seguindo-se uma caminhada, de 2,5 km, pelo Trilho do Linho.

Pouco depois, às 11h30, está marcada a visita ao moinho de Baixo e aos moinhos da Quinta da Ribeira, em Ribeira de Fráguas, com a atuação do Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas. Os participantes terminam a manhã a aprenderem a fazer papas de milho, através de um workshop.

Ao início da tarde, o público pode encontrar o moinho do Chão do Ribeiro, em Mouquim, animado pelo Grupo de Cantares da Santa Eulália e o Grupo Concertinas da União Desportiva e Cultural de Mouquim.

De seguida, mais uma caminhada, desta vez de 5 km, acompanhados pelo agrupamento de Escuteiros de Valmaior.

No dia seguinte, a parte da manhã é composta por uma longa caminhada de 10 km e a visita ao moinho de São Marcos. Esta atividade específica requer uma inscrição prévia com o Centro Municipal de Marcha e Corrida.

Da parte da tarde, com início às 14h, os participantes podem seguir de autocarro e visitar o moinho do Porto da Riba, na Branca, a Atafona, no Sobreiro, e ainda o moinho da Cova do Fontão, em Angeja.

Estas comemorações são organizadas pela Câmara Municipal, com a colaboração das Juntas de freguesia, proprietários dos moinhos e de várias associações do concelho.