Água da torneira é “de confiança” e tem “boa qualidade”

0
214
DR
DR

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Água. A data celebra-se desde 1992 e foi instaurada no âmbito de uma Conferência das Nações Unidas com o objetivo de alertar as populações e os governos para a necessidade de preservação e poupança deste recurso natural. Nesse sentido, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) desafia os portugueses a “fechar a torneira” durante uma hora, por volta das 22h.
Beber água da torneira com segurança continua a ser uma realidade em Portugal. Segundo os últimos dados divulgados, em Albergaria-a-Velha o indicador de “água segura” apresentava o valor de 100%.
De acordo com o relatório “RASARP 2020 Volume 2 – Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”, divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), em 2019 a água para consumo humano em Portugal continental apresenta uma “excelente qualidade” na torneira dos consumidores. A média de Portugal continental para “o indicador água segura é igual a 98,66 %, sendo que 204 em 278 concelhos (73% do total) apresentam um bom desempenho, ou seja, uma percentagem de água segura igual ou superior a 99% (209 concelhos cumpriram este critério em 2018)”, pode ler-se no documento.
Albergaria-a-Velha juntamente com mais 36 concelhos do país registaram um indicador de 100% de água segura (em 2018 os valores estavam nos 99,8%).
Leia a reportagem completa na versão impressa do Jornal de Albergaria, já nas bancas.