Para além da dinamização local, o equipamento emprestou mais 17% dos livros a bibliotecas nacionais, em relação ao ano passado.
Foto: DR
No ano de 2024, a Biblioteca Municipal emprestou 17.527 recursos a diversas bibliotecas de todo o território nacional, apesar da crescente procura por parte dos leitores locais. Estes empréstimos representam um aumento de 17% face ao ano de 2023, uma evolução do equipamento destacada pela autarquia.
A Biblioteca mantém um acervo que é constantemente atualizado, tendo em conta as sugestões dos utilizadores e as novidades disponíveis no mercado, como se lê no website municipal. Além disso, “procura igualmente ser um espaço de educação formal e informal”, como escrevem.
Em 2024, a Biblioteca esteve aberta ao público durante 297 dias, registando um total de 26 766 visitas, o que representa um acréscimo de 737 face a 2023. Foram ainda promovidas 391 atividades, entre narrativas de histórias, lançamentos de livros e exposições, bem como iniciativas dirigidas às famílias, como o programa “Aos Sábados, Conto Contigo!”.
No passado ano, o equipamento organizou nove exposições e sete “Encontros com Letras” para autores emergentes. O evento de referência para educadores “Para Além de Princesas e Dragões” atraiu 136 participantes. Para além disso, realizaram-se atividades nas escolas com “Sementes de Leitura” para o 1.º Ciclo e “Raízes de Leitura” para o 2.º Ciclo, incluindo dramatizações no Cineteatro Alba. O catálogo online da biblioteca, com 66 331 registos, permite reservas e consultas, existindo um tutorial para ajudar os utilizadores.