Albergaria com risco muito elevado de incêndio rural

0
1018

Face às previsões de tempo quente e seco nos próximos três dias, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o concelho de Albergaria-a-Velha em risco muito elevado de incêndio até quarta-feira (25). Este é o quarto nível de risco, da escala estabelecida pelo IPMA que possui cinco níveis, que vai de reduzido a máximo.

Dentro deste período crítico, devido à classe de risco de incêndio rural, a população está impedida de realizar queimadas extensivas sem autorização, queima de amontoados sem autorização, utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais, lançar balões de mecha acesa ou foguetes e fumigar ou desinfestar apiários exceto se os aparelhos tiverem retenção de faúlhas.

O IPMA estendeu o alerta de risco muito elevado e máximo a mais de 80 concelhos. Em alguns casos, o nível permanece até ao final da semana. No caso de Albergaria, as previsões apontam para a diminuição da classe de risco de incêndio para moderado a partir de quinta-feira (25). Pode consultar o risco de incêndio diário neste link.

Em caso de incêndio ou de algum comportamento suspeito deve ligar para o 112.