Durante o dia de ontem (14), o Centro Hospitalar do Baixo Vouga recordou a primeira consulta, em 2018, de enfermagem de estomaterapia. Desde então, já foram realizadas cerca de 600 consultas e cerca de 700 sessões de Hospital de Dia.
A equipa de enfermagem deste serviço tem como função “apoiar os doentes ostomizados, sobretudo, através do ensino de técnicas e competências que lhes conferem a possibilidade de se adaptarem à sua nova condição, contribuindo para a autonomia e qualidade de vida similar à que tinham antes da cirurgia“, explica o Centro Hospitalar em comunicado.
O que são estomas?
Os estomas são aberturas, criadas cirurgicamente, normalmente no abdómen, por exemplo em colostomias, ileostomias e urostomias, ou na região do pescoço (traqueostomia). Quer sejam definitivos ou temporários, os estomas influenciam a vida normal dos pacientes pois obrigam a recorrer aos chamados “sacos” para a recolha de efluentes, o que exige uma aprendizagem para viver com esta nova realidade, esclarece o CHBV que adianta que “a equipa de enfermagem de Estomaterapia quer continuar a crescer, sabendo que é uma mais valia para devolver a qualidade de vida a estes doentes e seus familiares“.