- Publicidade -
2.1 C
Albergaria-a-Velha
InícioSem CategoriaCONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO: estudantes criam mochila com bolsa que regula...

CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO: estudantes criam mochila com bolsa que regula a temperatura da comida

- Publicidade -

O projeto “TemPack”, consiste numa mochila com bolsa que permite conservar a temperatura da comida em qualquer viagem. Este é o projeto vencedor da 6ª edição do Concurso de Ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha.

Foi desenvolvido pelos alunos Tomás Ferreira, Francisco Tavares e Hugo Pereira da Escola Se­cundária de Albergaria-a-Velha.

Em segundo lugar “Umbrella Dry”, um secador de guarda-chuvas que evita os pingos no cho, ideali­zado pelas alunas Joana Silva e Diana Lemos.

Jna terceira posição, ficou o projeto “Elevação Segura”. Consiste num sistema de segurana para elevadores de oficinas de automveis, desenvolvi­do pelos alunos Pedro Simes, Leonardo Vidal e AndrAlves.

Presidente da Câmara Municipal de Albergaria­-a-Velha, António Lourei­ro, felicitou a capacidade de adaptação de todos os inter­venientes no concurso – es­tudantes, docentes, membros do júri, colaboradoras do Município – que, apesar das contingências que vivemos, demonstraram que este pro­jeto é válido e que deveria manter-se.
O autarca também desta­cou a qualidade das ideias que têm sido apresentadas ao longo dos anos, que são um espelho das capacidades que se vão desenvolvendo nos alunos e nas alunas e que lhes vão ser úteis para enfrentar os grandes desafios da vida. “Não podia deixar de desta­car a evolução que temos tido ao longo destas 6 edições. Te­mos tido novidades todos os anos. Nas ultimas 3 edições tivemos os mentores e, este ano, devido à contingência, temos esta forma de comu­nicar. É incrível como de um problema, criamos uma oportunidade e começamos a comunicar mais uns com os outros. (…) Este evento, pelas circunstâncias que estamos a viver, é portanto um suces­so. Podíamos ficar de forma cómoda em casa, mas não! Decidimos continuar com o progresso ou desenvolvimen­to de mais uma edição. Todos vocês conseguiram adaptar­-se”, afirmou o edil durante a sua intervenção.
Catarina Mendes, Verea­dora da Educação, destacou igualmente o espírito em­preendedor que se está a in­cutir com este concurso e apelou aos jovens para colo­carem as suas ideias ao servi­ço dos outros, de darem o seu contributo para o crescimen­to e desenvolvimento da sua comunidade.

Dados

6º edição do Concurso de Ideias de Negócio

48 candidaturas apresentadas

107 estudantes participaram

12 docentes envolvidos

Desde a sua primeira edição no ano letivo 2014/2015

221 projetos foram concebidos

691 estudantes participaram no concurso

11 projetos a concurso

A sessão final do concurso decorreu via online durante a tarde do passado dia 19 de ju­nho. Para a grande final esta­vam selecionados 11 projetos:
– Elevaçao segura
– Food for dog
– umbrella dry
– tempack
– tech-jacket
– trito-pontas
– protection roof
– “mini” estufa
– oh wheels
– On Bus
– Kit Clean
O júri avaliou tendo em conta os critérios:
– inovação da ideia
– exequibilidade da ideia;
– qualidade da apresentação;
– desenvolvimento da ideia (maturação do projeto);
– impacto do projeto para a região.
O júri este ano foi cons­tituído por José Gomes, do IEFP; José Valente, da SEMA- Associação Empre­sarial”; Eva Andrade, da UA­coopera; Miguel Gonçalves, da GestEntrepreneur; Nuno Ferreira, da ANJE- Associa­ção Nacional de Jovens Em­presários; Paulo Marques, da Inova-Ria, e Susana Carva­lho, da AINDA- Associação Industrial de Aveiro.

Prémios

Os alunos e as alunas dos três melhores projetos rece­beram um voucher de com­pras para utilizar nas lojas de informática e eletrónica de Albergaria-a-Velha. Os valores dos vouchers são os seguintes:
1º Prémio – 200 euros por estudante
2º Prémio – 100 euros por estudante
3º Prémio – 50 euros por es­tudante
Aos elementos de todas as equipas participantes, o Município de Albergaria-a­-Velha vai oferecer um certi­ficado de participação e um voucher prenda com duas en­tradas para um espetáculo no Cineteatro Alba.

———- Entrevista Flash ———-

Toms Ferreira, Francisco Tavares e Hugo Pereira, 16, 15 e 17 anos, respetivamente, fre­quentam o curso de Tcnico de Manutenção Industrial/ Eletromecnica na Escola Secundá­ria de Albergaria-a-Velha. Foram os vencedores do Concurso de Ideias de Negócio este ano e falaram ao Jornal de Albergaria sobre o projeto por eles idealizado.
J.A.: Como surgiu a ideia para o vosso projeto?
Grupo Teampack: Em
primeiro pensámos numa espécie de uma caixa para pudermos transportar comi­da àtemperatura desejada onde fosse possível carregar no carro ou em casa. Depois, um dos elementos do gru­po pensou em transformar isso numa mochila, que seria mais prático para transpor­tar para qualquer lugar.
J.A.: Porquê o nome Tem­Pack?
Grupo Teampack: O nome TemPack deve-se do inglês , Temperature (Tem­peratura) e Pack (Mochila).
J.A.: Quanto tempo demora­ram a elaborar esta ideia?
Grupo Teampack: D e ­moramos cerca de 2 meses porque começámos a traba­lhar em 2 projetos nos quais abandonámos (o que nos atrasou um bocadinho) e depois éque veio a ideia do TemPack.
J.A.: Estavam à espera de ser os vencedores? Como se sentem por ter ficado em 1º lugar no concurso de Ideias de Negócio?
Grupo Teampack: Mu i ­to sinceramente não. Jánão tinhamos os recursos todos que necessitávamos por ter­mos que ficar em casa e per­demos um bocado a esperan­ça por estarmos separados. Mas fomos fazendo o traba­lho dividido e acabámos por nos “desenrascar”. Sendo que não estávamos àespera de ser os vencedores, foi uma gran­de felicidade quando anun­ciaram o 1º lugar. É um orgu­lho enorme para todos nós.
J.A.: Gostavam de deixar algumas palavras e/ou agra­decimento a alguém que vos tenha apoiado a desenvolver o TemPack?
Grupo Teampack: U m especial agradecimento aos meus colegas, ajudámo-nos mutuamente. Um grande obrigado também ao profes­sor Filipe Tavares, o nosso diretor de curso que esteve sempre disponível para nos auxiliar.

Da esq. p/direita: Francisco Tavares, Hugo Pereira e Tomás Ferreira

- Publicidade -
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,928GostosGostar
2,932SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido!