O projeto “TemPack”, consiste numa mochila com bolsa que permite conservar a temperatura da comida em qualquer viagem. Este é o projeto vencedor da 6ª edição do Concurso de Ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha.
Foi desenvolvido pelos alunos Tomás Ferreira, Francisco Tavares e Hugo Pereira da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha.
Em segundo lugar “Umbrella Dry”, um secador de guarda-chuvas que evita os pingos no chão, idealizado pelas alunas Joana Silva e Diana Lemos.
Jána terceira posição, ficou o projeto “Elevação Segura”. Consiste num sistema de segurança para elevadores de oficinas de automóveis, desenvolvido pelos alunos Pedro Simões, Leonardo Vidal e AndréAlves.
Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, felicitou a capacidade de adaptação de todos os intervenientes no concurso – estudantes, docentes, membros do júri, colaboradoras do Município – que, apesar das contingências que vivemos, demonstraram que este projeto é válido e que deveria manter-se.
O autarca também destacou a qualidade das ideias que têm sido apresentadas ao longo dos anos, que são um espelho das capacidades que se vão desenvolvendo nos alunos e nas alunas e que lhes vão ser úteis para enfrentar os grandes desafios da vida. “Não podia deixar de destacar a evolução que temos tido ao longo destas 6 edições. Temos tido novidades todos os anos. Nas ultimas 3 edições tivemos os mentores e, este ano, devido à contingência, temos esta forma de comunicar. É incrível como de um problema, criamos uma oportunidade e começamos a comunicar mais uns com os outros. (…) Este evento, pelas circunstâncias que estamos a viver, é portanto um sucesso. Podíamos ficar de forma cómoda em casa, mas não! Decidimos continuar com o progresso ou desenvolvimento de mais uma edição. Todos vocês conseguiram adaptar-se”, afirmou o edil durante a sua intervenção.
Catarina Mendes, Vereadora da Educação, destacou igualmente o espírito empreendedor que se está a incutir com este concurso e apelou aos jovens para colocarem as suas ideias ao serviço dos outros, de darem o seu contributo para o crescimento e desenvolvimento da sua comunidade.
Dados
6º edição do Concurso de Ideias de Negócio
48 candidaturas apresentadas
107 estudantes participaram
12 docentes envolvidos
Desde a sua primeira edição no ano letivo 2014/2015
221 projetos foram concebidos
691 estudantes participaram no concurso
11 projetos a concurso
A sessão final do concurso decorreu via online durante a tarde do passado dia 19 de junho. Para a grande final estavam selecionados 11 projetos:
– Elevaçao segura
– Food for dog
– umbrella dry
– tempack
– tech-jacket
– trito-pontas
– protection roof
– “mini” estufa
– oh wheels
– On Bus
– Kit Clean
O júri avaliou tendo em conta os critérios:
– inovação da ideia
– exequibilidade da ideia;
– qualidade da apresentação;
– desenvolvimento da ideia (maturação do projeto);
– impacto do projeto para a região.
O júri este ano foi constituído por José Gomes, do IEFP; José Valente, da SEMA- Associação Empresarial”; Eva Andrade, da UAcoopera; Miguel Gonçalves, da GestEntrepreneur; Nuno Ferreira, da ANJE- Associação Nacional de Jovens Empresários; Paulo Marques, da Inova-Ria, e Susana Carvalho, da AINDA- Associação Industrial de Aveiro.
Prémios
Os alunos e as alunas dos três melhores projetos receberam um voucher de compras para utilizar nas lojas de informática e eletrónica de Albergaria-a-Velha. Os valores dos vouchers são os seguintes:
– 1º Prémio – 200 euros por estudante
– 2º Prémio – 100 euros por estudante
– 3º Prémio – 50 euros por estudante
Aos elementos de todas as equipas participantes, o Município de Albergaria-a-Velha vai oferecer um certificado de participação e um voucher prenda com duas entradas para um espetáculo no Cineteatro Alba.
———- Entrevista Flash ———-
Tomás Ferreira, Francisco Tavares e Hugo Pereira, 16, 15 e 17 anos, respetivamente, frequentam o curso de Técnico de Manutenção Industrial/ Eletromecânica na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha. Foram os vencedores do Concurso de Ideias de Negócio este ano e falaram ao Jornal de Albergaria sobre o projeto por eles idealizado.
J.A.: Como surgiu a ideia para o vosso projeto?
Grupo Teampack: Em
primeiro pensámos numa espécie de uma caixa para pudermos transportar comida àtemperatura desejada onde fosse possível carregar no carro ou em casa. Depois, um dos elementos do grupo pensou em transformar isso numa mochila, que seria mais prático para transportar para qualquer lugar.
J.A.: Porquê o nome TemPack?
Grupo Teampack: O nome TemPack deve-se do inglês , Temperature (Temperatura) e Pack (Mochila).
J.A.: Quanto tempo demoraram a elaborar esta ideia?
Grupo Teampack: D e moramos cerca de 2 meses porque começámos a trabalhar em 2 projetos nos quais abandonámos (o que nos atrasou um bocadinho) e depois éque veio a ideia do TemPack.
J.A.: Estavam à espera de ser os vencedores? Como se sentem por ter ficado em 1º lugar no concurso de Ideias de Negócio?
Grupo Teampack: Mu i to sinceramente não. Jánão tinhamos os recursos todos que necessitávamos por termos que ficar em casa e perdemos um bocado a esperança por estarmos separados. Mas fomos fazendo o trabalho dividido e acabámos por nos “desenrascar”. Sendo que não estávamos àespera de ser os vencedores, foi uma grande felicidade quando anunciaram o 1º lugar. É um orgulho enorme para todos nós.
J.A.: Gostavam de deixar algumas palavras e/ou agradecimento a alguém que vos tenha apoiado a desenvolver o TemPack?
Grupo Teampack: U m especial agradecimento aos meus colegas, ajudámo-nos mutuamente. Um grande obrigado também ao professor Filipe Tavares, o nosso diretor de curso que esteve sempre disponível para nos auxiliar.