Foto: DR
A infeção pneumocócica é uma das principais causas de morte, com cerca de 1,6 milhões de óbitos anuais a nível global, prevenível através de vacinação. A bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças como pneumonia, meningite, e peritonite, afeta principalmente indivíduos com idade superior a 65 anos e grupos de risco. Para combater este problema, a Unidade de Saúde Pública Baixo Vouga (USP BV), da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, lançou o projeto “+PN”, com o objetivo de alertar a população e os profissionais de saúde para a importância da vacinação pneumocócica, a forma mais eficaz de precaver a enfermidade.
A vacinação da população adulta ainda está aquém do desejado, com um número reduzido de pessoas a serem vacinadas. A USP BV pretende alterar a realidade, promovendo a imunização junto da população-alvo, em instituições de acolhimento, estabelecimentos residenciais para idosos e centros de dia.
O vírus transmite-se por via respiratória, através de gotículas de saliva, e um período de incubação que varia entre 1 a 3 dias. Embora os casos de infeção se verifiquem durante todo o ano, há um aumento no inverno e início da primavera. As condições que mais favorecem a transmissão incluem a idade, especialmente em menores de 2 anos e sexagenários, tabagismo, consumo excessivo de álcool e doenças crónicas, como as cardiovasculares, respiratórias, hepáticas, diabetes, bem como patologias que afetam o sistema imunitário.
De acordo com a Norma 011/2015 da Direção Geral da Saúde (DGS), atualizada em 2021, a vacinação é recomendada para todas as pessoas com 65 ou mais anos, bem como para adultos com patologias cardíacas, respiratórias, hepáticas ou diabetes.
As vacinas Prevenar® 13 e Pneumovax® 23 são as mais indicadas. A DGS está a atualizar a norma para incluir as vacinas Prevenar® 20 e Vaxneuvance® 15, com comparticipação aprovada pelo INFARMED. O Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) recomenda a administração de dosagens únicas de Prevenar® 20 como esquema preferencial para adultos com indicação para vacinação, sem necessidade de reforço.
A vacinação infantil incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV) também está disponível. É universal e gratuita.