ARMAB assinala 81º aniversário com concerto online

0
332

A ARMAB-Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca assinala hoje, dia 4 de março, 81 anos de história ao serviço da música. Para celebrar o aniversário a associação vai apresentar, nas redes sociais um concerto online composto por obras de arquivo gravadas ao vivo. Dirigida pelo maestro Paulo Martins, serão transmitidas obras dos compositores Claude T. Smith, Florent Schmitt, James Stephenson, John Mackey e Martínez Gallego. Haverá lugar ainda para uma participação especial dos alunos do Coro de Iniciação da Academia de Música ARMAB.
Quem quiser assistir a este concerto, que decorrerá a partir das 21:30h, pode fazê-lo através do seguinte link.
Nuno Silva, presidente da ARMAB, reconhece que a “associação, principalmente devido à sua banda, tem uma exposição muito importante. Representa muito bem o nosso concelho e é hoje das mais importantes em termos de dinâmica artística. Somos convidados frequentemente para participar em atividades internacionais e somos reconhecidos como uma das bandas mais importantes a nível nacional e internacional”. Nuno Silva evidencia também o papel da academia no que se refere à formação. “Continuamos a formar a comunidade do concelho de Albergaria e até mesmo algumas pessoas dos concelhos limites”, afirma.
O presidente da ARMAB faz um “balanço difícil” do último ano face às restrições que a pandemia provocou e diz haver um plano “bastante ambicioso” de atividades preparado para este ano. “A associação celebrou o octogésimo aniversário no ano passado e não conseguimos executar as atividades porque a pandemia trouxe-nos logo o fecho. Portanto, digamos que desde o último aniversário, o que nós fizemos foi manter a atividade e formação. A academia, com cerca de 80 alunos, mantém-se em atividade, estando sempre que possível em atividade presencial. Mas a maioria do tempo foi feita em regime online e, portanto, sempre com as dificuldades que isso traz no ensino da música”. O presidente da ARMAB revela ainda que no final de setembro de 2020 a banda realizou um concerto em direto, não havendo mais atividades a referenciar. “Com 85 elementos não estão reunidas as condições para os elementos da banda trabalharem em conjunto. Portanto, o que nós tentámos manter foi viva a alma da associação através de uma série de iniciativas digitais”, explica.