As obras de requalificação, do Tanque da Vessada, e logradouro, no lugar do Ameal, estão concluídas, há duas semanas, após um interregno de alguns meses, até à sua conclusão.
Contudo, apesar da demora, esta requalificação, veio melhorar toda a zona envolvente, bem como o património da freguesia, dado o valor histórico do mesmo, pelas referências e funcionalidades exercidas, aquando da sua construção e fundação.
De salientar, que foi construído nos finais do século XIX, pelo povo, embora já existisse uma bica junto à nascente e regueiro, onde as pessoas lavavam as roupas, por não existirem meios de o fazerem em suas casas. Só algumas e poucas, o faziam, por terem nascentes e mais tarde, os poços. Também de referir, dada a sua importância, que em fase inicial, as pessoas lavadeiras, atémarcavam horário, para poderem ter acesso, e não terem que esperar por vaga, que era difícil. Antes, era o Rio utilizado na lavagem das roupas, assim como da lãe linho.
De referir, que todo o espaço envolvente está aprazível, bem como os equipamentos que o compõem, tanque lavadouro, fonte, painel em azulejo alusivo às lavadeiras e tanque residual. Agora, esperamos que seja tratado e mantido de forma digna e que não sejam esquecidos outros espaços e património, existentes na freguesia.