Onda de assaltos preocupa população em Mouquim e Vila Nova de Fusos

0
1605

As localidades de Mouquim e Vila Nova de Fusos, na freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, foram alvo de vários assaltos e alguns atos de vandalismo na noite de terça para quarta-feira (19 para 20 de janeiro).
A União Desportiva e Cultural de Mouquim (UDCM) foi um dos espaços assaltados, tendo os ‘amigos do alheio’ roubado uma concertina, uma mesa do som e algumas peças de roupa, nomeadamente pólos que os elementos da associação vestiam em algumas atuações. Alfredo Ribeiro, presidente da UDCM, afirma ao Jornal de Albergaria que os assaltantes entraram por uma janela do escritório. “Trouxeram rebarbadoras, cerraram os ferros da janela e entraram no escritório, o único local onde não temos alarme”, conta-nos num tom angustiante onde refere também que “partiram todas as janelas e portas da frente da associação apenas para destruir. Temos um prejuízo que ultrapassa os dois mil euros”.
O responsável lamenta a situação e adianta não se lembrar de “ter acontecido, numa só noite, uma onda de assaltos desta dimensão” e que “as pessoas estão com receio que uma situação destas também lhes bata à porta”.
Também uma caravana que estava num terreno privado, em Vila Nova de Fusos, foi alvo de vandalismo nessa mesma noite. “Rebentaram o aloquete que estava na porta e entraram. Mexeram e viraram tudo que estava numas caixas que aqui tenho, mas não levaram nada. Talvez porque não encontraram nada de valor…” relata o proprietário de espaço, João Salgueiro.
Também a Capela de S. Luís e o único café daquele lugar também foram visitados pelos assaltantes.
Segundo o que o Jornal de Albergaria conseguiu apurar, a GNR esteve durante a manhã do dia de ontem a tomar conta destas e de outras ocorrências que aconteceram nestes lugares.
 
* Atualização às 18h15 de dia 21 de janeiro
Os desacatos não ficaram por aqui. Na passada noite foi assaltado um carro que se encontrava estacionado no parque da Urbanização de Santa Cruz, em Albergaria-a-Velha.
O Jornal de Albergaria conseguiu apurar que esta terá sido a segunda noite em que se registaram ocorrências nesta zona. Na noite anterior terá havido uma tentativa de furto a outra viatura. À segunda tentativa, os assaltantes conseguiram concretizar o crime tendo partido o vidro lateral da viatura e furtado conteúdo que se encontrava no seu interior.
Segundo as informações avançadas pela vítima, houve também a tentativa de furto da viatura, tendo ficado como prova as varetas inseridas na ignição do veículo.