Nestlé anuncia dispensa de 16 mil trabalhadores em todo o mundo após queda nas vendas

0
8

A “gigante” Nestlé prevê dispensar cerca de 16 mil trabalhadores em todo o mundo nos próximos dois anos, com o objetivo de reduzir custos e responder à quebra de 1,9% das vendas. A empresa, que em Portugal emprega cerca de 500 pessoas na fábrica de Avanca, não revelou ainda em que países ocorrerão os cortes.

Foto: DR


A multinacional suíça Nestlé anunciou esta quinta-feira, 16 de outubro, que prevê dispensar cerca de 16 mil trabalhadores em todo o mundo ao longo dos próximos dois anos, numa decisão que surge após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre, marcados por uma queda de 1,9% nas vendas, para um total de 71 mil milhões de euros.

A líder mundial no setor alimentar, não especificou em que países ocorrerão as reduções de pessoal. Em Portugal, o grupo tem duas unidades produtivas — uma no Porto, dedicada à torrefação de café, e outra em Avanca, no concelho de Estarreja —, além de um centro de distribuição também nesta freguesia. No total, a operação portuguesa emprega cerca de 500 pessoas na unidade de Avanca, que é uma das mais antigas do grupo na Península Ibérica.

“O mundo evolui e a Nestlé tem de se adaptar mais rapidamente”, justifica o novo presidente executivo, Philip Navratil, de nacionalidade austro-suíça, que assumiu o cargo no início de setembro. O plano de reestruturação prevê a eliminação direta de 12 mil postos de trabalho em várias áreas e funções, o que permitirá, segundo a empresa, uma redução da despesa anual de mil milhões de francos suíços (cerca de 1,078 mil milhões de euros) até ao final de 2027 — o dobro do que estava inicialmente previsto. A estes 12 mil despedimentos juntam-se mais quatro mil já incluídos num programa anterior de otimização das cadeias de produção, armazenamento e distribuição.

“Estamos a aumentar a nossa meta de poupança para três mil milhões de francos suíços (cerca de 3,2 mil milhões de euros) a partir de hoje”, anuncia Navratil, elevando o objetivo que se fixava nos 2,7 mil milhões de euros. Navratil, que anteriormente liderava a Nespresso, assume agora a missão de estabilizar o grupo e restaurar a confiança dos mercados.

A Nestlé, marca presença em Portugal desde 1923, é proprietária de mais de duas mil marcas, entre as quais a Nescafé, Doce Gusto, Sical, Maggi, Purina e KitKat.