- Publicidade -
17.1 C
Albergaria-a-Velha
InícioPolíticaPCP assinala centenário com 100 ações pelo país

PCP assinala centenário com 100 ações pelo país

- Publicidade -

A 6 de Março de 1921, em Lisboa, era fundado o Partido Comunista Português. Este sábado assinala-se, assim, o centenário de fundação do PCP.
Devido à pandemia, o partido decidiu cancelar o comício previsto para o Campo Pequeno, na capital
portuguesa. Para o substituir, os comunistas optaram por organizar uma iniciativa que decorreu por todo o país e tem como lema: “100 anos, 100 ações – Liberdade Democracia Socialismo – Pelos direitos, a melhoria das condições de vida e o progresso social. Contra a exploração e o empobrecimento”. Num comunicado enviado à comunicação social pode ler-se que o PCP quer fazer do “seu centenário uma jornada de luta, sobre os problemas com que os trabalhadores, o povo e o País se confrontam, de mobilização e exigência para a sua resolução”, pelo que desenvolveu várias ações centradas neste sentido.
No distrito de Aveiro, pelas 15h, serão realizadas iniciativas dos 100 anos, nomeadamente em Aveiro – Av. Drº Lourenço Peixinho (em frente ao Centro de Trabalho); em Luso, Mealhada – Casal de de Stº António e em Espinho – Largo José Salvador.

Em conversa com o Jornal de Albergaria, José Freitas, militante da concelhia do PCP de Albergaria, conta que se identificou desde muito cedo com o partido comunista. “Revejo-me na defesa dos valores da liberdade, na luta contra o capitalismo, a solidariedade entre povos, a igualdade, entre outros valores”, afirma.
Em relação às ações levadas a cabo no último ano salienta que
a atividade do partido em Albergaria-a-Velha ficou um pouco limitada pela pandemia”, mas isso não “impediu que continuássemos a desenvolver o nosso trabalho. Fizemos duas iniciativas sobre a saúde e outras ações políticas pelo concelho”, diz. Em termos de projetos futuros, José Freitas adiantou que o partido está a trabalhar para as eleições autárquicas. “Nesta fase estamos a escutar os militantes, a pedir sugestões e opiniões”, salientando que quando se “fala em futuro o que vem à mente é resolver problemas do passado”. Saúde e habitação são as principais preocupações do PCP, pois “em ambos os casos continuam a existir problemas por resolver”.
Em jeito de remate declara que “o Partido faz 100 anos e ainda vai fazer mais 100. Ao contrário do que muitas pessoas dizem, o partido não está velho, está cada vez mais novo. Tem vindo a recrutar muitos militantes e tem muitos jovens. O partido tem futuro”.

- Publicidade -
Solange Ferreira
Jornalista do Jornal de Albergaria - Nasci e cresci em Albergaria-a-velha. Aos 19 anos troquei o conforto de casa pelas montanhas beirãs, onde me licenciei em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. A vontade de inovar e aprender coisas novas levou-me a fazer Erasmus, durante 6 meses, na Universidade de Roma "La Sapienza". Seguiu-se um Mestrado em Comunicação e Jornalismo na Universidade de Coimbra.
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,296GostosGostar
2,516SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -

A sua opinião conta. Comente.

Por favor escreva o seu comentário
Por favor introduza o seu nome

error: Conteúdo protegido!