Guia para as Legislativas ’25

0
46

Foto: parlamento.pt

Com as eleições legislativas à porta e o intensificar da campanha eleitoral, é fácil perder o foco. Aqui, encontra informação sobre os programas apresentados pelos partidos candidatos a eleições à Assembleia da República, hiperligações para os debates televisivos e da rádio e formas simples e rápidas de confirmar o local onde deve dirigir-se para votar, no dia 18 de maio.

Afinal, para que servem as Legislativas?

Nas eleições legislativas, o povo votar nos 230 deputados para a Assembleia da República, para os quatro anos seguintes, período completo de uma legislatura. Os assentos parlamentares são distribuídos pelo território nacional por círculos eleitorais, de acordo com a dimensão de cada um, num equivalente territorial à divisão do país por distritos. O líder do partido mais votado, por norma, é eleito primeiro-ministro.

Este ano, pela primeira vez em 50 anos de eleições livres, os dois candidatos a primeiro-ministro coincidem como cabeças de lista num círculo eleitoral que não o de Lisboa – mas sim, de Aveiro. Pelo que, o círculo onde se incluiu o concelho de Albergaria-a-Velha será palco do grande ‘confronto’ entre os dois líderes candidatos a primeiro-ministro.

Este ano, com 642 080 eleitores, Aveiro elege 16 deputados, à semelhança de atos eleitorais anteriores. Candidatam-se ao distrito 16 forças políticas, menos três que em 2024. São, pela ordem em que se apresentam no boletim de voto do distrito: Livre; Volt Portugal; ADN – Alternativa Democrática Nacional; Iniciativa Liberal; AD – Coligação PSD/CDS; PCTP/MRPP – Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses; CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV); PAN – Pessoas, Animais, Natureza; PPM – Partido Popular Monárquico; Ergue-te!; R.I.R – Reagir Incluir Reciclar; PS – Partido Socialista; NC – Nós, Cidadãos!; ND – Nova Direita; Bloco de Esquerda e Chega.

Onde vou votar?

Para saber onde exercer o direito ao voto, pode consultar o portal do recenseamento eleitoral online e preencher os campos pedidos: Número de Identificação Civil indicado na frente do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e a data de nascimento no formato Ano/Mês/Dia ou ainda através do nome completo e data de nascimento.

Em alternativa, pode enviar um SMS gratuito para 3838 com o texto: RE <espaço> nº de Identificação Civil <espaço> data de nascimento no formato AAAAMMDD (exemplo: RE 12345678 19531007)

Pode ainda dirigir-se presencialmente a uma Junta de Freguesia ou Câmara Municipal. O Município de Albergaria disponibilizou as listas de eleitores, distribuídos por freguesia.

As urnas estarão abertas entre as 8h-19h. Para votar, tem de ter consigo o Cartão do Cidadão, Bilhete de Identidade ou um documento oficial que contenha fotografia atualizada. Em último caso, será necessário que dois cidadãos eleitores atestem pela sua identidade mediante compromisso de honra ou por reconhecimento unânime dos membros de mesa.

O que prometem os partidos?

Os programas eleitorais encontram-se, geralmente, organizados por temáticas; pelo que, pode servir-se do índice para melhor conhecer as propostas da força partidária em determinada área e/ou fazer uma busca por palavras para o mesmo efeito.

Em alternativa, consulte o ‘Comparador de Partidos’ do jornal Expresso, com as propostas dos partidos com representatividade parlamentar colocadas lado a lado, dividas por temática. Para saber mais sobre os partidos sem assento parlamentar, a RTP realizou uma síntese das propostas.

Pela ordem que aparecem no boletim eleitoral de Aveiro, disponibilizado pela CNE, apresentam-se os programas dos respetivos partidos em formato digital:

Debates e entrevistas

Os debates televisivos estão disponíveis gratuitamente na RTP Play, plataforma de streaming da televisão pública portuguesa. Pode rever os debates entre os líderes dos partidos com representatividade parlamentar que passaram na RTP, SIC/SIC Notícias, TVI/CNN; bem como o frente a frente de Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos, o debate conjunto dos partidos com assento parlamentar e o dos partidos sem assento parlamentar.

No mesmo website, encontra entrevistas feitas pela RTP aos líderes dos principais partidos (à data, 13 de maio, ainda a decorrer) e o debate da rádio entre as forças partidárias com assento parlamentar.