O cheiro a castanhas assadas e o espírito de convívio regressam ao concelho de Albergaria-a-Velha com as celebrações de São Martinho. Magustos, caminhadas, convívios e muita animação preenchem a agenda “Quentes e Boas”, que reúne todas as atividades que convidam à partilha e ao convívio.
Novembro chega, e com ele, o cheiro das castanhas assadas e o calor das fogueiras anunciam o São Martinho. Em Albergaria-a-Velha, a tradição ganha vida com uma série de eventos espalhados pelo concelho, pensados para reunir famílias, amigos e vizinhos em torno de uma das celebrações mais enraizadas na cultura portuguesa. Entre os dias 8, 9, 15 e 16 de novembro, não vão faltar magustos, caminhadas, convívios e muitas castanhas a aquecer o outono.
De norte a sul do concelho, as associações e coletividades locais preparam programas cheios de animação, com música popular, jogos tradicionais e, claro, o imprescindível vinho novo a acompanhar as castanhas quentinhas.
O Jornal de Albergaria reuniu na agenda “Quentes e Boas” todos os eventos dedicados a São Martinho, para que nenhum leitor perca a oportunidade de celebrar a tradição à sua maneira — seja junto à fogueira, numa caminhada pelo campo ou num jantar de convívio. Há opções para todos os gostos, e o importante é não deixar o frio vencer o calor da amizade e da boa disposição.
“Quentes e Boas”
7 de novembro – São Martinho Clube de Nobrijo – a acontecer na sede do clube, na freguesia da Branca, o Clube de Nobrijo convida amigos e simpatizantes para comer as castanhas assadas com um copo de jeropiga pelas 19h.

8 de novembro – Magusto da Comissão Alegria – A Comissão de Festas da Alegria de 2026 está a preparar a festa de Albergaria-a-Nova. Para angariar fundos em honra à santidade a comissão convida a comunidade para um convívio de música ao vivo, muitas castanhas vinho e jeropiga pelas 17h

8 de novembro – Baile de São Martinho ‘Bateira’ – O espírito de São Martinho vai encher Frossos de alegria e tradição. Pelas 20h30, o Edifício Fernando Casal recebe o Baile de São Martinho, um evento do Grupo de Teatro ‘A Bateira’ que promete música, dança e, claro, castanhas assadas para todos. A noite vai contar com a animação musical de CV Karaoke.

8 de novembro – II Magusto Canticis – A Canticis vai celebrar o magusto com uma sessão de partilha e reflexão sobre temas relevantes para a comunidade, sendo o foco desta edição a saúde mental. Especialistas vão falar sobre o tema pelas 18h30 no Centro Cultural de São João de Loure. No final haverá castanhas assadas para toda a comunidade.

9 de novembro – Caminhada de S. Martinho – Com a chegada do tempo fresco a Comissão de Festas em honra a São Bartolomeu e Santa Luzia arranjou uma oportunidade para juntar os amigos, desfrutar da natureza e celebrar a tradição das castanhas, pelas 9h30. No final do percurso, para repor energias, haverá pão com chouriço, caldo verde, e claro, castanhas assadas e jeropiga.

9 de novembro – Magusto Judas – A Judas – Associação Cultural celebra o São Martinho a partir das 14h30, na sede do grupo, na Rua da Escola, no Fial. A coletividade oferece castanhas e promete uma tarde animada, que contará com a atuação da Associação Sons da Concertina Margens do Vouga, de Alquerubim.

15 de novembro – Almoço de São Martinho ASIV – O aroma das castanhas assadas anuncia a chegada de mais um São Martinho, e a ASIV – Associação Social Para Idosos com Vida prepara-se para celebrar a tradição com um almoço convívio aberto a toda a comunidade. O evento decorre a partir das 12h30, nas instalações da ASIV, e promete ser uma tarde de convívio, música e saborosas castanhas. Inscrição e para mais informações através do número 964 774 910.

15 de novembro – S.Martinho d’Os100Gota – Grupo Motard ‘Os 100 Gota’ celebra, como já é tradição o São Martinho na sede da UDCM, em Mouquim. Este ano entre as 16h e as 18h. O evento inclui um magusto tradicional, com castanhas e vinho, e promete convívio e animação. Durante a tarde, será também apresentada a próxima edição do Passeio de Motas e Motorizadas, prevista para 2026.

15 de novembro – Magusto ACR Sobreirense – O Magusto da Associação Cultural e Recreativa Sobreirense vai animar a comunidade e celebrar o São Martinho a partir das 17h, na sede da associação, no Sobreiro.O evento promete viajar na tradição do São Martinho, com castanhas quentinhas assadas, bifanas, caldo verde e música ambiente.

15 de novembro – Caminhada Noturna São Martinho – A Casa do Povo de Alquerubim convida a comunidade a juntar-se à Caminhada de São Martinho da coletividade, no dia 15 de novembro, com partida da sede do grupo às 18h. A participação é gratuita e, no final dos 10 km de passeio, serão servidos caldo-verde e bifanas.

16 de novembro – Caminhada São Martinho BRUP – A Banda Recreativa União Pinheirense (BRUP) organiza a tradicional Caminhada de São Martinho, convidando a comunidade a participar num percurso que promete conjugar exercício, convívio e as iguarias típicas da época, pelas 9h, na sede do grupo.

16 de novembro – Magusto Nossa Senhora das Dores – Para celebrar o São Martinho a Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora de Doresvai fazer uma prova de vinhos com castanhas assadas no Largo da Capela, em Paus, Alquerubim, pelas 14h.

16 de novembro – Magusto Santa Ana – A Comissão de Festas de Santa Ana vai comer castanhas e beber o vinho novo no dia 16 de novembro, a partir das 15h, junto no Largo da Capela de Soutelo, na freguesia da Branca. Os mordomos convidam a comunidade para uma tarde de animação.

22 de novembro – Terrível Magusto – A Associação Motociclista Terríveis do Paralelo vai celebrar o São Martinho com o seu já tradicional “Terrível Magusto”, marcado para as 15h na sede do clube. O evento promete uma tarde de convívio e boa disposição, onde não faltarão castanhas assadas.






