No passado dia 29 de fevereiro, ocorreu a Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha. Neste dia, foi possível aos vários partidos fazer um balanço sobre o estado atual do município e deliberar ainda sobre várias questões estruturantes, para definir o futuro de Albergaria-a-Velha.
No decorrer do debate, os membros do PSD de Albergaria defenderam várias propostas das quais destacam, o maior investimento em infraestruturas municipais. De acordo com o partido, “este é um dos temas prioritários para acrescentar valor ao município, bem como, para criar as condições que consigam garantir descanso e dignidade aos seus cidadãos. Como exemplo da ineficiência nesta área, é de destacar, o atraso que leva a recuperação do pontilhão entre Alquerubim e Fontinha, (EM 577) que se encontra encerrado ao trânsito desde o dia 22 de dezembro de 2019”.
A propósito, o Presidente da Câmara de Albergaria recordou que “houve uma ponte (Valmaior) que esteve dois anos fechada”. A tragédia que aconteceu em Alquerubim na sequência da intempérie, situação que condiciona a mobilidade no local, uma vez que os acessos alternativos não são facilitadores, mas para já não se sabe quando a situação estará resolvida.
Outro dos pontos assinalados pela bancada social democrata, foi a da quebra na natalidade e do perigo que isso traz para o envelhecimento da população. Este argumento surge devido aos resultados do saldo natural (diferença entre nascimentos e mortes) de 2018 que obtiveram valores negativos, contrastando com os resultados positivos que se haviam obtido em 2008. Foram apresentadas algumas medidas que visam contrariar esta tendência, por exemplo, a contratualização com as IPSS lugares de creche, pré-escolar, CATL, Centro de Convívio, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Lar de Idosos a preços mais acessíveis, o aumento no apoio às IPSS indexado ao aumento do salário mínimo nacional, a construção de habitação a custos controlados para jovens casais permitindo a sua fixação, criar condições para que haja um maior e melhor acesso à saúde, a construção do Parque Verde da Cidade e ainda, a uma melhoria substancial nos Serviço de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos.
Sobre a taxa de natalidade, António Loureiro evidenciou durante a Assembleia Municipal que “O PSD teve ferramentas, mas não as utilizou em favor das famílias. (…) Foi graças ao CDS e PS que foram criadas condições para baixar os impostos. Albergaria é dos Municípios que tem uma menor carga fiscal. (…) É importante salientar que nestes últimos 5 anos ficaram do lado das famílias e das empresas mais de 5 milhões