O suculento e fofo pão com chouriço – conhecido dos albergarienses pela presença no Festival Pão de Portugal – pizzas caseiras, éclairs, pão de ló húmido e bolos-rei irreverentes, feitos de caramelo salgado ou pistacho, são apenas algumas das iguarias que passeiam pelo distrito de Aveiro na ‘Padaria na Estrada’. Após negócios de família nacionalmente reconhecidos, o chef Paulo Costa quer agora “conseguir dormir em casa” e levar comida aconchegante aos conterrâneos.
– conteúdo comercial –
Com paredes de vidro para que tudo seja interativo e transparente, uma verdadeira casa sobre rodas espalha aroma, tradição e inovação pelos diversos pontos do distrito de Aveiro. ‘Padaria na Estrada’ é o mais recente projeto do chef Paulo Costa que, desde pequeno, nas pastelarias e padarias do pai na Venezuela, se viu rodeado de sabores e mãos sábias que transformam farinha em momentos de partilha. A equipa é liderada por Isabel Vieira, esposa de Paulo Costa, e por familiares que se juntara à aventura.
Há apenas um ano e meio na estrada, o conjunto móvel de fornos, batedeiras e trabalhadores dedicados, tem igualmente um espaço acolhedor onde os clientes podem desfrutar das iguarias. O pão com chouriço, mais fofo que o habitual, feito a pensar numa verdadeira refeição e não apenas num petisco, é a joia da coroa.
Entre as confeções mais emblemáticas estão ainda os éclairs “como grandes estrelas”; tal como os bolos-rei de caramelo salgado ou pistacho, rabanadas diretamente saídas do forno, éclairs e pão de ló húmido. Da padaria, destacam-se as pizzas caseiras que servem toda a família. A unidade móvel oferece também opções vegetarianas e menus para crianças.
“Sempre gostei de observar o negócio do ponto de vista do cliente. Especialmente, quando há muita confusão e o empresário tem o hábito de se fechar no trabalho – eu prefiro ir ao exterior e perceber o que o cliente está a ver. Esta parte da pastelaria, que fez disparar as vendas, nasceu dessa observação. Reparei que não existia – que eu conheça – um negócio como este que permitisse ao cliente ver como são confecionados os produtos. Isso cria um grande interesse e desejo”, orgulhou-se o chef.
Marca distinta
Inspirado no conceito de street food urbano que valoriza a comida de rua ao invés de a associar a culinária de segunda categoria, o chef Paulo Costa buscou “uma imagem que o cliente conseguisse identificar como distinta”. Por isso, mandou vir da China uma casa modular onde cabem fornos, amassadeiras e todo o material necessário para a confeção.
O peso da estrutura levou à sua colocação num camião, com espaço adicional para a venda no exterior. Para dar conforto aos clientes que optam por comer no local, Paulo Costa importou mais uma estrutura. Tudo junto, forma a “arrojada e bonita” Padaria na Estrada, nas palavras do próprio criador.
“Eu sei que não há pai que diga que o filho é feio, mas é verdadeiramente um conceito maravilhoso – cumpre o que realmente idealizei: criar um primeiro impacto visual, algo diferente. Fico deliciado sempre que vejo pessoas a tirar fotografias à unidade, a tentar entender o que é esta casa em cima de um camião, na qual conseguem ver as pessoas a trabalhar”, sorriu o chef.
Para breve, Paulo Costa quer concretizar o sonho tal como inicialmente pensado. Para tal, aguarda a chegada, também da China, de “uma unidade móvel completamente fora da caixa” com todas as partes que já integram a ‘Padaria na Estrada’ compiladas. “Para o ano, contamos estar já a funcionar nesses moldes”, avançou o chef.
Impacto na comunidade
Após o sucesso da padaria em Santa Maria da Feira, que criou com o pai e irmão, e o desenvolvimento, também em família, do maior conceito de franchising português na área da restauração, com 32 lojas abertas, o chef lançou-se a solo na ‘Padaria na Estrada’, com o desejo de criar impacto junto da comunidade.
“Como empresário, já tive muitos negócios que me encheram as medidas a termos de ambição. Neste projeto, um dos objetivos que coloquei a mim próprio foi ir dormir a casa. A vida do street food é muito itinerante e quero conseguir preservar uma boa qualidade de vida e experienciar toda a atividade da Região Norte e de Aveiro – que é muita, já temos agenda cheia para o ano todo”, louvou o chef.
Por Albergaria-a-Velha, Paulo Costa destacou a passagem pelo Festival Pão de Portugal, onde nasceu o hoje emblemático pão com chouriço. “O festival tem um valor sentimental, para mim, muito grande e é um verdadeiro laboratório vivo. Temos uma zona de fabrico partilhada, o que permite trocar ideias entre colegas e testar um produto junto do público de forma imediata”, elogiou o chef.
Numa lógica de dar de volta à comunidade, em Albergaria e por todos os locais de passagem, a ‘Padaria na Estrada’ irá dinamizar workshops gratuitos para as crianças, como aconteceu em Águeda, no primeiro dia de dezembro, onde ensinaram os pequenos chefs a fazer bolo-rei.
“Queremos convidar, em todas as localidades, as crianças do 1.º ciclo para um contacto com o pão e uma aula gratuita. Quero transformar a ‘Padaria na Estrada’ numa padaria-escola, para gerar um efeito social na comunidade e uma mais-valia para o evento em que possa estar inserida a atividade. O nosso foco não está apenas em faturar”, reafirmou o chef Paulo Costa.
Simbiose perfeita
A inspiração para mostrar às gentes como nascem as delícias gastronómicas veio das experiências do chef pelas inúmeras mostras e aulas para a comunidade que realizou e observou por feiras nacionais e internacionais. “As pessoas têm muito interesse em ver, isso sempre foi muito claro e importante para mim”, afirmou.
Com a mão na massa profissionalmente desde os 20 anos – portanto há mais de três décadas – formado pela Escola de Hotelaria do Porto, Paulo Costa reforçou a certeza de que há gosto no público em ver o processo de criação devido à recente parceria com os fornos Ramalho.
A empresa, instalada em Águeda, onde o chef trabalha há seis anos, permite certificar a qualidade do material dos fornos e do produto confecionado, com uma mão cheia de experiências diárias e demonstrações para o público.
Para o futuro, no grande ecrã, o chef Paulo Costa quer ajudar padarias/pastelarias que estejam em dificuldades e transformá-las em negócios de sucesso, através da mudança de menus, imagem da marca e/ou melhorias na gestão. ‘Revolução na Padaria’ é o nome do projeto, ainda no forno.
– conteúdo comercial –




















