O município de Albergaria-a-Velha reforça a sua oferta de percursos pedestres com dois novos trilhos focalizados na zona ribeirinha do Rio Vouga. Ambos os trajetos são circulares e com diferentes níveis de dificuldade.
Com início no Parque do Areal, na freguesia de Angeja, o Trilho das Cegonhas prevê uma caminhada de 23 quilómetros que atravessa o centro da vila e entra em pleno Baixo Vouga Lagunar. Ao longo do percurso, rodeado por água doce e salgada, é possível “observar diversos tipos de flora e fauna, onde a espécie mais predominante é a cegonha”, esclarece o munício de Albergaria-a-Velha em com comunicado.
O Trilho das Cegonhas pode ser dividido em duas partes. Na primeira, é possível observar a paisagem composta por um mosaico rural, denominada de ‘Bocage’, arrozais e pastagens onde as cegonhas nidificam. A segunda, inclui a observação de sistemas húmidos dos quais fazem parte sapais, caniçais e juncais onde diversas espécies de aves se alimentam.
Para os que querem uma caminhada mais curta e de fácil execução, há o Trilho da Pateira de Frossos com uma distância de 8,15 quilómetros. Também com início no Parque do Areal, o percurso tem passagem pelo Parque Boca do Carreiro, em Frossos. Neste ponto há a possibilidade de conhecer a freguesia e retomar o percurso por caminhos agrícolas nas margens do rio Vouga.
Este trilho permite ainda visitar a Pateira de Frossos, zona de antigos arrozais marcada por uma fauna e flora diversificada com a presença de um elevado número de espécies de aves e pequenos mamíferos.
Estes dois novos percursos pedestres juntam-se ao Trilho do Linho e ao Trilho dos Três Rios, recentemente requalificado.
[easy_image_gallery gallery=”955″]
[easy_image_gallery gallery=”181″]