Todas as turmas do 4º ano do 1º ciclo de Albergaria-a-Velha foram desafiadas a elaborar uma tela criativa que expressasse a importância e preocupações relativamente à água, no âmbito do concurso ‘A Importância da Água em Albergaria-a-Velha’, promovido pela Águas da Região de Aveiro (AdRA) e pelo município. O quadro artístico elaborado pelas crianças do Centro Escolar das Laginhas foi o grande vencedor. Em segundo lugar, ficou a tela da EB1 de Fradelos.
A escola vencedora vai receber um prémio monetário de 300 euros e, juntamente com a segunda classificada, participar numa atividade pedagógica dinamizada pela AdRA.
O quadro vencedor optou por valorizar a água enquadrada no rico património molinológico do concelho. Já a EB1 de Fradelos foca-se na importância da água para as atividades económicas, como a agricultura, e a proteção da floresta contra o flagelo dos incêndios.
Esta iniciativa pretende sensibilizar o público para a “importância que a água assume no município de Albergaria-a-Velha e na vida dos habitantes, instituições e empresas, promovendo a sua valorização, proteção, preservação, e criando uma maior aproximação da AdRA com a população”. Neste sentido, foram entregues, às oito turmas participantes, telas e materiais de pintura, e as crianças foram convidadas a exercitarem a sua imaginação e a colocar num quadro a sua arte, para expressarem aos seus concidadãos o valor e peso que a água tem no dia-a-dia de cada um.
A classificação final de cada uma das telas participantes foi apurada através de votação online, com uma ponderação de 40 por cento, e da avaliação de um representante da AdRa e de um representante da Câmara Municipal, ambos com ponderação de 30 por cento.