“Autarquias têm mais bom senso do que o poder central”

0
243

A transferência de competências para as autarquias foi vivamente apoiada pelo psicólogo Eduardo Sá, durante as VII Jornadas do Professor de Albergaria-a-Velha, que decorreram na manhã e início da tarde de hoje, no Cineteatro Alba, com perto de 200 participantes. “Anseio que as autarquias tenham mais responsabilidade, porque têm mais bom senso do que o poder central”, afirmou o professor.

Coube ao presidente da Câmara de Albergaria a primeira intervenção das jornadas, com palavras de agradecimento aos diretores dos dois agrupamentos de escolas do concelho, pelo trabalho que vem sendo efetuado no âmbito da transferência de competências, bem como aos presidentes das juntas de freguesia, pelas obras que vão fazendo no sentido de criar melhores condições nos estabelecimentos de ensino.

António Loureiro realçou o investimento de 700 mi euros, com apoio comunitário, na recuperação do bloco oficinal da Escola Secundária de Albergaria, “equipamento há muito reivindicado”, e lembrou o trabalho de requalificação que avança faseadamente em várias escolas do concelho.

O edil também agradeceu aos pais, pelo seu papel insubstituível na educação dos filhos, e aos professores que, segundo disse, “têm a profissão mais nobre que existe”.

Subordinadas ao tema do bem-estar e do equilíbrio emocional na profissão docente, as Jornadas incluíram três objetivos, como explicou Catarina Mendes, vereadora de Educação, ao Jornal de Albergaria: “o convívio entre todos os docentes, mesmo os já aposentados, a formação dos professores e a atribuição de prémios de mérito aos alunos indicados pelas escolas como os que mais se distinguiram”.

Mário Branco, pediatra e presidente da Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha, conduziu uma conversa com Eduardo Sá, em que foi abordado, principalmente, o comportamento dos alunos na sua relação com os pais e com a escola.

Houve ainda uma comunicação de Sandra Silva, coach e terapeuta, sobre o tema “O papel do equilíbrio emocional na felicidade”, seguindo-se a atribuição dos Prémios de Mérito Escolar relativos ao ano letivo 2021/2022, a alunos do 6.º. 9.º, 10.º 11.º e 12.º ano, dos agrupamentos escolares, do colégio e da JOBRA.

As VII Jornadas do Professor de Albergaria-a-Velha contaram com vários momentos musicais por alunos do Conservatório de Música da JOBRA e finalizaram com um almoço convívio.

Redigido por Sofia Meneses