10º ‘Para Além de Princesas e Dragões’ com olhar centrado n’O Outro

0
88

Docentes, escritores, investigadores, jornalistas, mediadores de leitura e artistas compõem o painel de oradores e formadores convidados. Gonçalo M. Tavares e Rita Redshoes estão entre os nomes que integram a lista. O jornal ESCRITA IRREQUIETA, do Agrupamento de Escolas de Branca, premiado pelo jornal Público, é um dos marcos locais do encontro.

O Cineteatro Alba e a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha voltam a receber o momento de formação e partilha “Para Além de Princesas e Dragões: A Biblioteca e a Aprendizagem Criativa”, nos dias 15 e 16 de março.

A 10ª edição do Encontro Formativo tem como tema “O Outro”, para falar dos novos desafios da Educação para a Cidadania. A ação é promovida pelo Município de Albergaria e pela Rede de Bibliotecas (RB) do Concelho, com o apoio da Coordenação Interconcelhia da RB Escolares.

O repto lançado ao encontro de profissionais da Educação surge no contexto das “migrações, plataformização, algoritmos/inteligência artificial, fenómenos de exclusão, de intolerância e comportamentos de ódio”, tudo desafiando a forma como se vê o “Outro”, que vai desde o educador, passando pelo aluno/a e até à tecnologia e aos media.

Docentes, escritores, investigadores, jornalistas, mediadores de leitura e artistas gráficos integram o painel de oradores e formadores convidados, para abordar temas como inclusão, desinformação, análise crítica dos meios de comunicação ou Inteligência Artificial na Educação.

Jornalismo escolar e (des)construção do “Outro”

Os dois dias de encontro começam com um painel de discussão sobre a (des)construção do mote para a tertúlia e seguem-se quatro oficinas práticas em paralelo, com os participantes a poderem escolher uma por dia. No sábado, destaca-se a apresentação do jornal ESCRITA IRREQUIETA, do Agrupamento de Escolas de Branca, premiado no Concurso “Jornais Escolares – Público na Escola”.

A formação conta igualmente com a exposição de ilustração “A Imagem do Invisível”, guiada pelo próprio artista Alexandre Rampazo. Como sempre, os participantes podem usufruir de dois momentos culturais: uma tertúlia performativa com os contadores de histórias António Fontinha e José Craveiro e o concerto de Rita Redshoes “Chinfrim”, um espetáculo dirigido a “pequeninos e não tão pequeninos”, feito de canções originais, ambientes visuais e performance.

A participação custa 10€ e o jantar do dia 15 tem o valor adicional de 15€. A formação é acreditada para docentes. Para mais informações sobre o Encontro, carregue aqui. A programação completa apresenta-se (pdf do programa):