Município comemora aniversário da Rota dos Moinhos junto da Comunidade Local

0
45

Albergaria-a-Velha celebra o 10º aniversário da Rota dos Moinhos com um fim-de-semana repleto de atividades na data em que se marca o Dia Nacional dos Moinhos, 6 e 7 de abril.

A 7 de abril de 2007 celebrou-se pela primeira vez o Dia Nacional dos Moinhos, uma iniciativa promovida pela Etnoideia e apoiada pela Sociedade Internacional de Molinologia (TIMS), que perdura até aos dias que correm. A data de alcance nacional tem como principal objetivo alertar a população portuguesa para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais nacionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações, associações, autarquias, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.

Próxima do mar e vasta laguna do Baixo Vouga, Albergaria-a-Velha, esconde uma paisagem abrupta e acidentada a nascente do monte por onde passa a Estrada Real Antiga, paralela à atual IC2. É entre os vales que se encontra uma das maiores concentrações de moinhos inventariados da Europa que adornam a paisagem rural albergariense. Este património, apreciado localmente e por todos os que o visitam, inspirou a criação da Rota dos Moinhos no ano de 2014, uma iniciativa que visa preservar e promover esta herança cultural num percurso que conta a história dos cereais colhidos nos campos do Vouga, que viajavam até às aldeias do interior do concelho, para a moagem nas mós de granito. Com lugar nas margens dos rios e ribeiras da terra, aproveitavam a força hídrica dos curis de água, desviando-a pela levada até ao cubo onde a pressão era aumentada pelo efeito da gravidade, alimentando as penas do rodízio em madeira e fazendo-o girar.

Impulsionada pelo Município, a Rota dos Moinhos integra 14 destes engenhos em 11 núcleos diferentes, proporcionando aos residentes e turistas uma oportunidade para explorar a história e identidade de Albergaria. Hoje, em terras onde a força da água é valorizada, celebra-se a tradição e a arte. Para assinalar o décimo aniversário da rota no fim-de-semana em que se comemora o dia do engenho de moer a autarquia vai festejar ao dinamizar atividades para toda a família desde visitas aos moinhos, workshops, momentos gastronómicos e muita animação. online, sujeita a confirmação pelo Serviço de Turismo, com vagas limitadas.

Celebrar a tradição e a arte

Para assinalar os 10 anos da Rota dos Moinhos e o Dia Nacional dos Moinhos, o Município preparou um programa diversificado para os dias 6 e 7 de abril que convida residentes e visitantes a explorarem os diversos núcleos molinológicos espalhados pelo concelho. Estas celebrações também fazem parte da programação da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, que engloba os municípios de Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos.

No sábado, dia 6 de abril, a Freguesia da Branca será palco de várias atividades. A partir das 10h00 e até às 12h00, os interessados poderão visitar o Moinho do Porto de Riba, em Soutelo, desfrutando também da oportunidade de percorrer o novo passadiço e apreciar a envolvência natural. Às 11h00, está agendada uma sessão especial intitulada “Aos Sábados, Conto Contigo!”, onde as famílias poderão desfrutar da história “O Sexto Sentido”, de Laia de Ahumada, ilustrada por Mèrce López. Esta atividade, de participação gratuita, requer inscrição obrigatória através do email biblioteca@cm-albergaria.pt. A tarde terá início às 14h00 com uma visita à Atafona do Sobreiro, acompanhada pela música da Banda da Associação de Instrução e Recreio Angejense.

No mesmo dia, os Moinhos do Regatinho, em Vilarinho de São Roque, também se juntam às celebrações com a atividade “Aventura pela Aldeia”, promovida pela Avilar, a partir das 14h30. Além da visita aos moinhos em funcionamento, esta iniciativa incluirá um passeio pela aldeia, um workshop de broa e um jantar temático. As inscrições devem ser feitas junto da Avilar, através do email avilar.vilarinho@gmail.com, pelo valor de 20 euros. À noite, pelas 21h00, a Associação BioLiving organiza uma sessão de Observação de Anfíbios no Parque dos Moinhos de Ribeira de Fráguas. A inscrição é obrigatória através de formulário disponibilizado pela associação.

No domingo, 7 de abril, as atividades continuam com uma caminhada de 10 km, a partir das 9h00, que terá início no Parque dos Moinhos de Ribeira de Fráguas e terminará em Mouquim, no Moinho do Chão do Ribeiro. Os participantes serão recebidos com música pelo Grupo de Concertinas da União Desportiva e Cultural de Mouquim, tendo também a oportunidade de degustar produtos locais. Às 14h30, no Moinho de São Marcos, uma aula de Yoga proporcionará um ambiente tranquilo. A participação nas atividades de domingo e na visita à Atafona no sábado requer inscrição prévia até 4 de abril, através de formulário

Programa – Cartaz

Para mais e todas as informações consulte o cartaz do 10º aniversário da Rota dos Moinhos: