O Parque de Exposições de Aveiro transformou-se, mais uma vez, no epicentro do colecionismo automóvel de Portugal. Na tarde desta sexta-feira, dia 24, abriram-se as portas para a 30ª edição da Automobilia, um evento que, ao longo dos anos, se tornou um verdadeiro ícone para entusiastas e colecionadores de veículos antigos e objetos relacionados com o universo dos transportes rodoviários. Com mais de 300 expositores e uma previsão de milhares de visitantes ao longo dos três dias do certame, a Automobilia promete ser um sucesso retumbante.
Jipes, autocarros, ambulâncias, bicicletas, carrinhos a pedais, objetos de decoração, motas, veículos militares e carros de luxo são apenas algumas das atrações que enchem os pavilhões do Parque de Exposições. Neste evento anual, uma verdadeira festa para todos os gostos e idades, pode encontrar desde peças ferrugentas carregadas de história até veículos meticulosamente restaurados.
A trigésima edição do certame traz uma série de exposições temáticas que prometem encantar os visitantes. Entre elas, destaca-se a exposição de bicicletas que retrata a evolução deste meio de transporte ao longo dos anos, uma mostra de motas que apresenta modelos de diferentes países e marcas, e uma homenagem aos 100 anos da MG, uma marca icónica no mundo automóvel. A celebração dos 90 anos da “arrastadeira”, um modelo francês que marcou uma era, e a exposição dedicada aos 80 anos do desembarque aliado na Normandia são outros pontos altos do evento.
Uma história sob rodas
A Automobilia de Aveiro não seria o que é sem o esforço e dedicação de pioneiros como Fernando Vieira e Alberto da Silva Coelho. Em conversa com o Jornal de Albergaria, Fernando Vieira recorda os primórdios do evento: “Nós somos os pioneiros do nosso país a fazer uma feira destas. Começámos com uma coisa pequena, mas os bebés quando nascem não aprendem logo a andar. O nosso evento, quando começou, era pequeno.” Alberto da Silva Coelho acrescenta: “Começámos com uma feira de trocas e agora é esta feira com esta dimensão.”
De Albergaria até Aveiro
João Bela, aveirense e residente em Albergaria-a-Velha, colecionador de carros há mais de 30 anos tem na feira automóvel parte da sua coleção de viaturas de competição. “Na minha casa todos gostavam de automóveis e desde miúdo que andava metidos nas corridas de rally”, disse o colecionador depois de explicar que os carros expostos eram os modelos que correram pela fiat e um deles o original e campeão mundial.
“O meu pai comprava-me carros e eu com 8/9 anos comecei a guardá-los”, afirmou. João, aficionado pela modalidade, ainda contou ao JA que correu com carros clássicos em provas, “mas aqui o meu cunhado é que andou nessas andanças”, sorriu.