A Guarda Nacional Republicana lançou um alerta esta quinta-feira sobre falsos profissionais de saúde e de operadoras de telecomunicações irem ao domicílio para realizarem rastreios à Covid, agendarem a sua vacinação ou oferecerem serviços de telecomunicações. Em qualquer destes casos, “desconfie e contacte a GNR“, aconselha a autoridade.
“Não é possível pedir a marcação da sua vacina para a Covid-19. Será contactado pelo Serviço Nacional de Saúde para esse efeito e nunca através de uma abordagem à sua porta“, sublinha a GNR.
O alerta é lançado sobretudo aos idosos, que vivem em zonas isoladas, por serem o principal algo deste tipo de burla que tem como objetivo furtar as vítimas.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) também reforçou o alerta com um comunicado, através das redes sociais. “Há pessoas a bater às portas e a fazerem-se passar por profissionais de saúde que vão agendar a vacinação. Não abra a porta e denuncie o caso à polícia“, pode ler-se na conta do Twitter da DGS que ainda reforça a mensagem de que “o agendamento da vacina não é feito ao domicílio“.
Há pessoas a bater às portas e a fazerem-se passar por profissionais de saúde que vão agendar a vacinação. Não abra a porta e denuncie o caso à polícia. #Saúde #SNS #UmconselhodaDGS #Sejaumagentedesaúdepública pic.twitter.com/QL0OVOJs5i
— DGS (@DGSaude) January 22, 2021
Para saber mais informações sobre o processo de vacinação pode consultar aqui e aqui as páginas no site da DGS dedicadas à vacinação. É também possível usar o simulador criado pelo Governo português para saber quando deverá ser vacinado.