Ribeira de Fráguas recebe novos órgãos autárquicos

0
65

Liliana Araújo assumiu o cargo de presidente da Junta de Ribeira de Fráguas. A Assembleia de Freguesia é composta por oito elementos do CDS-PP, partido vencedor com 76,36% dos votos, e um membro único da coligação PSD/IL.

A Assembleia de Freguesia de Ribeira de Fráguas dedicada à tomada de posse dos novos órgãos autárquicos decorreu, esta noite, 28 de outubro, na sede da Junta. Liliana Araújo é a nova presidente da Junta de Freguesia, eleita pelo CDS-PP, que venceu as eleições ao órgão de poder local com 76,36% dos votos. O partido compõe oito dos nove assentos da Assembleia de Freguesia. A coligação ‘Albergaria em Primeiro’ – PSD/IL obteve 17,06% dos votos, valor representativo de um mandato.

“É com profundo sentido de honra e responsabilidade que assumo o compromisso de servir a nossa terra e as nossas gentes. Assumimo-nos hoje ao serviço de todos, sem exceção, sem partido ou cor política – somos Ribeira de Fráguas: a única bandeira pela qual nos passamos a debater, com seriedade e determinação”, afirmou Liliana Araújo.

A presidente da Junta agradeceu o apoio à família, à equipa que a acompanhou em campanha e a quem a incentivou a aceitar o desafio de estar ao leme de uma freguesia, com um agradecimento particular a Henrique Caetano, presidente do órgão de 2017 a 2025.

“Desempenhou as suas funções com exemplar dedicação, competência e amor à nossa freguesia. É sobre esse caminho de esforço e compromisso que podemos continuar à tua imagem, com os teus valores e com o teu sentido único de entrega ao serviço público”, agradeceu Liliana Araújo ao seu antecessor.

A presidente da Junta comprometeu-se a honrar o povo de Ribeira de Fráguas, que reconhece e aprecia “esforço, solidariedade e proximidade”, desejando que “todas as decisões sejam tomadas com o propósito de melhorar a vida de quem cá vive, apoiar quem mais precisa e honrar o nome da nossa freguesia”, terminou, com desejos de “maior sucesso” a todos os eleitos.

Casa da democracia

Pascoal Martins, eleito novo presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia e primeiro a tomar a palavra, prometeu exercer o mandato com “responsabilidade e transparência” e assegurar que “todas as vozes são ouvidas, com respeito e igualdade”.

O líder da Mesa desejou que as sessões sejam ricas em “diálogo e cooperação, assegurando que prevaleçam sempre sobre as diferenças”, para garantir “que a Assembleia seja um espaço de debate livre, respeitoso e construtivo”, nas palavras do próprio.

“Acredito que quando trabalhamos em conjunto, independentemente das ideologias, conseguimos sempre encontrar o caminho que melhor serve a nossa comunidade. Que esta Assembleia seja exemplo de proatividade e transparência. Devemos estar atentos às necessidades reais das pessoas, acompanhar o trabalho do executivo e contribuir de forma construtiva para o desenvolvimento de Ribeira de Fráguas”, afirmou Pascoal Martins.

João Caetano, antecessor do presidente da Mesa, agradeceu a “honra” que foi conduzir “uma Assembleia que sempre trabalhou em sintonia com o executivo, focada em resolver problemas e sem discussões fúteis”, nas palavras do próprio.

A Henrique Caetano elogiou a “postura de quem sabia o que queria e para onde caminhava”, caraterística que, na visão de João Caetano, levou o autarca ao cargo que em breve ocupará no executivo concelhio, como segundo na lista à Câmara Municipal pelo partido vencedor. “Parabéns por tudo o que conseguiste, que se deve à tua dedicação, esforço e humildade”, frisou o antigo presidente da Mesa.

Oposição reforça compromisso de “dedicação e proximidade”

Laura Pais, membro único da oposição, deixou palavras de agradecimento à família e à equipa que a acompanhou e apoiou durante a campanha eleitoral, com um obrigada pela “confiança”. “Renovo o meu compromisso com a nossa comunidade de trabalhar com dedicação e proximidade para todos nós”, afirmou a eleita pela coligação PSD/IL.

Henrique Caetano despediu-se do cargo de presidente da Junta com palavras breves, considerando que o momento deveria servir “para celebrar, ou formalizar, o nascimento de algo e não o cessar de outra coisa qualquer”.

O autarca deixou um “obrigado muito grande” a todos os contribuíram para o trabalho feito ao longo dos dois mandatos que exerceu, desde a sociedade civil ao associativismo, passando pelo executivo camarário e Junta de Freguesia, “na certeza de que nada se faz sozinho”.

Henrique Caetano pediu desculpa “por aquilo que possa ter corrido menos bem” e “pelo que ficou por fazer”. Para fechar, deixou um conselho aos recém-eleitos: “Esqueçam os partidos e as forças políticas. Juntem-se e trabalhem por esta terra que tanto precisa. Façam do trabalho e humildade as caraterísticas que pautam o vosso dia-a-dia”. Antes de deixar o palco, entregou a Liliana Araújo a chave da Junta de Freguesia.

Por fim, Pascoal Martins pediu que a comunidade fosse “um pouco mais participativa” nas sessões de Assembleia de Freguesia. “Há sempre uma porta aberta nesta casa que é de todos e para todos”, encorajou o novo presidente da Mesa.

Assim, a atual Assembleia de Freguesia de Ribeira de Fráguas apresenta-se com a composição:

Executivo

Presidente da Junta de Freguesia – Liliana Lourenço Silva Araújo (CDS-PP)

1.ª Vogal/Secretária – Milena Alexandra Cardoso Valente de Almeida (CDS-PP)

2.º Vogal/Tesoureiro – José Miguel Martins Pereira (CDS-PP)

Mesa da Assembleia

Presidente da Mesa – Pascoal Martins Pires (CDS-PP)

1.ª secretária da Mesa – Paula Cristina Domingues da Silva (CDS-PP)

2.º secretário da Mesa – Cristina Maria Pereira Faria Baixinha (CDS-PP)

Restantes membros da Assembleia

Carla Marisa Santos Pisco (CDS-PP, nomeada para compor a Assembleia após eleitos para o executivo)

Abílio Araújo Almeida (CDS-PP, nomeado para compor a Assembleia após eleitos para o executivo)

Cláudio Miguel Pereira Martins (CDS-PP, nomeado para compor a Assembleia após eleitos para o executivo)

Pascoal Martins Pires (CDS-PP)

Laura Maria da Silva Pais (PPD/PSD.IL)

Paula Cristina Domingues da Silva (CDS-PP)

Cristina Maria Pereira Faria Baixinha (CDS-PP)

Manuel Henrique de Araújo Martins (CDS-PP)

Óscar Manuel Martins Lopes (CDS-PP)

Sem eleitos, em terceiro lugar ficou a coligação CDU – PCP/PEV, com 2,16 % dos votos.