- Publicidade -
5.9 C
Albergaria-a-Velha
InícioAutárquicas 2025Alquerubim recebe novo executivo autárquico

Alquerubim recebe novo executivo autárquico

- Publicidade -

Miguel Sousa tomou posse, na noite desta quarta-feira, como novo presidente da Junta de Freguesia de Alquerubim, sucedendo a António Duarte. A coligação PSD/IL venceu as eleições de 12 de outubro por apenas 35 votos de diferença face ao CDS-PP.


Na noite desta quarta-feira, 29 de outubro, a Assembleia de Freguesia de Alquerubim recebeu a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos. Miguel Sousa é o novo presidente da Junta de Freguesia, eleito a 12 de outubro, numa votação renhida que ditou a vitória da coligação PSD/IL com 720 votos (49,38%), apenas 35 votos à frente do CDS-PP, que obteve 686 (47,05%).

“Sabemos bem que a confiança é algo que se conquista e que se renova todos os dias. E é exatamente isso que nos propomos a fazer, honrar essa confiança com trabalho, com verdade e com proximidade”, começou por dizer o novo presidente de Junta.

“Antes de mais quero deixar uma palavra sincera de agradecimento ao executivo cessante, muito obrigado Sr. António pelos seus serviços. Quero também agradecer a todos aqueles que acreditaram em nós, que nos deram o vosso voto, a vossa palavra de apoio, o vosso incentivo”, agradeceu o autarca grato à família e aos pais que completa nesta data 47 anos de casados.

“As eleições são a força vital da nossa democracia, por isso, presto uma homenagem cívica a todos os que concorreram em qualquer órgão, desde as Juntas de Freguesia, à Assembleia Municipal ou à Câmara Municipal. Quer tenham alcançado os seus objetivos ou não, o vosso empenho e a vossa participação são a prova de que a vida pública vale a pena”, acrescentou.

Novos órgãos

O salão da Junta de Freguesia encheu-se para assistir à cerimónia, num ambiente de despedidas e novos começos. António Frutuoso, que presidiu à Mesa da Assembleia de Freguesia nos últimos quatro anos, foi o primeiro a usar da palavra, sublinhando a importância da participação cívica. “É muito bom ver esta sala cheia, mas às vezes peca por só acontecer nestas alturas. Era bom que as pessoas viessem mais vezes às Assembleias, porque é aqui que se discutem os grandes assuntos da freguesia”, apelou.

Com 12 anos de presença nas autarquias, Frutuoso fez um balanço positivo da sua passagem pelos órgãos locais e diz sair “de consciência tranquila e cabeça erguida”. “Fiz tudo para que as assembleias corressem bem, com ordem e respeito. A todos os que trabalharam comigo, o meu muito obrigado”, disse, agradecendo também ao presidente cessante da Junta, António Duarte, a quem reconheceu o “trabalho e dedicação à freguesia”.

O antigo presidente da Mesa deixou ainda uma mensagem de união à nova equipa: “A mudança veio por 35 votos, e é assim a democracia. Desejo sorte e sucesso ao Miguel e à sua equipa. Se eles tiverem sucesso, todos nós teremos sucesso. O que queremos é que façam obra para Alquerubim. Não adianta guerras ou rancores — hoje uns, amanhã outros. Ninguém fica cá eternamente”, concluiu.

Carlos Cruz, que assume agora a presidência da Mesa da Assembleia, confessou alguma emoção no novo papel. “Isto para mim ainda é novidade”, começou por dizer. “Espero que as próximas Assembleias sejam tão participadas como esta, para discutirmos os problemas da freguesia — os bons e os maus. Vamos tentar ser abertos, aceitar as opiniões de todos e trabalhar em conjunto. O partido, a partir de agora, é Alquerubim.”

António Duarte, presidente cessante da Junta, que protagonizou um dos momentos mais aplaudidos da noite. Num discurso sentido, agradeceu à sua equipa e à população. “O povo é soberano. Quero agradecer a todos os que colaboraram comigo e confiaram em nós. E uma palavra também para os que não votaram em mim: merecem o mesmo respeito. As pessoas são todas iguais”, afirmou.

António Duarte fez questão de destacar que deixa a Junta “com as contas em dia e sem dívidas”, referindo que, ao contrário de 2017, “desta vez, quem entra encontra condições para trabalhar”. “Quando cheguei, não havia dinheiro para pagar sequer o salário da única funcionária que a Junta tinha. Hoje, deixamos mais de três mil euros em caixa e cerca de 16 mil a receber. Entregamos tudo organizado, com transparência e espírito de serviço. Fico feliz se o novo executivo fizer mais e melhor do que nós”, declarou, recebendo uma longa ovação de pé do público presente e do novo executivo.

“Viva Alquerubim!”

Já como novo presidente da Junta, Miguel Sousa falou com emoção e sentido de responsabilidade. “A partir de agora, o nosso desafio comum é deixar as urnas para trás e começar a construir. Mas, a partir deste momento, deixem-me dizer com toda a convicção que somos os representantes de todos os alquerubinenses, sem exceção. À imagem do que o Sr. António disse, vamos ser os representantes dos que votaram em nós e dos que não votaram em nós”, afirmou.

O novo presidente garantiu ainda uma postura de cooperação com todas as instituições. “A porta da Junta estará sempre aberta — à Câmara Municipal, às associações e a todos os cidadãos. Só com união e colaboração poderemos servir melhor a freguesia e concretizar os projetos que os nossos fregueses esperam. O que nos une é o amor por esta terra e a vontade de a fazer crescer. Viva Alquerubim!”, concluiu, entre aplausos.

Assim, a atual Assembleia de Freguesia de Alquerubim apresenta-se com a composição:

Executivo

Presidente da Junta de Freguesia – Jorge Miguel Ferreira de Sousa (PPD/PSD-IL)

1.ª Vogal/Secretário – Daniel Delgado Figueiredo (PPD/PSD-IL)

2.º Vogal/Tesoureira – Ana Maria Oliveira Marques Pereira (PPD/PSD-IL)

Mesa da Assembleia

Presidente da Mesa – Carlos Manuel Melo da Cruz (PPD/PSD-IL)

1.ª secretária da Mesa – Tânia Raquel Oliveira Silva (PPD/PSD-IL)

2.º secretário da Mesa – Ana Lúcia Almeida Barbosa (PPD/PSD-IL)

Restantes membros da Assembleia

Ana Lúcia Almeida Barbosa (PPD/PSD.IL, nomeada para compor a Assembleia após eleitos para o executivo)

Avelino Rui Rodrigues Miranda (PPD/PSD.IL, nomeado para compor a Assembleia após eleitos para o executivo)

Liliana Lurdes Rodrigues Videira (PPD/PSD.IL, nomeada para compor a Assembleia após eleitos para o executivo)

António de Oliveira Duarte (CDS-PP)


Tatiana Raquel Fonseca Pereira (CDS-PP)


Carla Sofia Santos Bernardino Abreu (CDS-PP)


Carlos Manuel Melo da Cruz (PPD/PSD.IL)


António Manuel Ferreira Frutuoso (CDS-PP)


Tânia Raquel Oliveira Silva (PPD/PSD.IL)

- Publicidade -
- EDIÇÃO IMPRESSA -

CONECTE-SE

20,928GostosGostar
0SeguidoresSeguir

EM DESTAQUE

- Publicidade -

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

- Publicidade -