Rede hidrográfica de Albergaria motiva sessão pública de esclarecimento

0
98

“Ações de Reabilitação da Rede Hidrográfica – Incêndios 2022” será o tema da sessão pública de esclarecimento que decorrerá, dia 16 de outubro, no edifício da Junta de Freguesia da Branca.

O Município de Albergaria-a-Velha organiza no dia 16 de outubro, pelas 17h30, a sessão pública de esclarecimento “Ações de Reabilitação da Rede Hidrográfica – Incêndios 2022”. A ação, a decorrer no edifício da Junta de Freguesia da Branca, com entrada livre, colocará em foco o projeto “Reabilitação de ribeiras afetadas pelos incêndios de 2022 – Albergaria-a-Velha”.

Em causa, a apresentação de uma proposta de intervenção para várias ribeiras afluentes dos rios Antuã e Jardim, da Ribeira do Fontão e do Esteiro de Canela, numa extensão total de aproximadamente 15 km, atravessando essencialmente zonas florestais e agrícolas, em áreas afetadas na sequência dos incêndios rurais de agosto de 2022.

Esse projeto decorre de um protocolo estabelecido entre o Fundo Ambiental, APA – Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara Municipal.

Na sessão, vão ser indicados os trabalhos necessários a realizar a três níveis fundamentais – hidráulico, ecológico e social, que contribuem para aumentar a capacidade adaptativa deste território às alterações climáticas, bem como para a implementação da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030.

Será uma informação relevante para a concretização das medidas de conservação e reabilitação da rede hidrográfica e zonas ribeirinhas, previstas na Lei da Água (Lei n.º 58/2005, de 29 de dezembro, na sua última redação dada pela Lei n.º 44/2017, de 19 de junho).