Rede hidrográfica afetada por incêndios de 2022 reabilitada em parceria com APA

0
52

O Município de Albergaria-a-Velha e a APA – Agência Portuguesa do Ambiente recuperaram um total de 7 km de área afetada pelos incêndios rurais de 2022, num investimento superior a 250 mil euros e incluindo a plantação de 26 mil árvores.

O projeto de reabilitação e valorização da rede hidrográfica das áreas afetadas pelos incêndios de 2022 teve como objetivo a reabilitação e valorização fluvial de várias ribeiras afluentes dos rios Antuã e Jardim, da Ribeira do Fontão e do Esteiro de Canela, como informa a autarquia, em comunicado enviado às redações.

A extensão total de área recuperada soma aproximadamente 7 km e um investimento superior a 250 mil euros, atravessando essencialmente zonas agrícolas, florestais e incluindo a plantação de 26 mil árvores.

As intervenções no âmbito deste projeto permitiram garantir o escoamento nas linhas de água, minimizar a erosão e o arrastamento dos solos e assegurar o uso balnear, nomeadamente na área afetada na sequência dos incêndios rurais.

A visita a Albergaria-a-Velha pelos órgãos diretivos e quadros técnicos da APA, que decorreu na sexta-feira, dia 7, incluiu ainda uma paragem na Rua da Calçada, em Albergaria-a-Nova, para ver o andamento do projeto de aplicação de soluções de engenharia natural na estabilização de taludes e regularização do regime hidrológico.

Neste local, para evitar a repetição da devastação causada pelos incêndios, está a ser criado um corredor ecológico com boças de regeneração, havendo ainda a plantação de 7 mil árvores.

Os trabalhos realizados atuaram em três níveis fundamentais – hidráulico, ecológico e social – para aumentar a capacidade adaptativa do território às alterações climáticas.