O Centro de Interpretação da Pateira de Frossos (CIPF) realizou, na manhã deste sábado, um Passeio Interpretativo na Pateira de Frossos para celebrar o Dia Europeu dos Parques Naturais e Zonas Protegidas. O evento, que ocorreu das 10h00 às 12h00, começou no Parque da Boca do Carreiro e contou com a participação de dez entusiastas que descobriram os encantos da flora sanjoanense.
O passeio liderado por João Silva, biólogo estagiário da CIPF, teve como objetivo dar a “conhecer a Pateira e tudo o que ela nos pode oferecer”. A atividade despertou a curiosidade dos participantes, que aproveitaram o bom tempo para explorar a diversidade natural da região e conectar-se com a natureza.
Ameaçadas e Invasoras
Durante o passeio, os participantes foram apresentados à rica flora da Pateira, que abriga mais de 150 espécies de plantas e João destacou a importância da flora local. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer várias plantas de destaque, como o lírio dos pântanos, conhecido pela sua beleza, o Bunho, uma planta com grande importância cultural em Albergaria-a-Velha, usada para fazer esteiras.
A Pateira de Frossos, embora protegida, enfrenta ameaças de espécies invasoras como a pinheirinha de água, originária do Brasil. Esta planta invasora cresce rapidamente e impede o desenvolvimento de plantas nativas, especialmente durante o inverno. Entre as plantas ameaçadas, os participantes conheceram o Polígono – anfíbio e a Oenanthe fistulosa, sendo especialmente perigosa se ingerida. Foi conhecida ainda a tanchagem de água, que causa coceira semelhante à urtiga, mas é usada para fazer chá e bolos, proporcionando um momento de risos durante o passeio.