De 16 a 22 de setembro, o Município dinamiza um conjunto de atividades que promovem a “mobilidade sustentável e a mudança de comportamentos em relação à forma como as pessoas se deslocam no território”, como se lê no website municipal.
“Espaço público partilhado” é o tema deste ano para a Semana Europeia da Mobilidade, que encaixa no contexto autárquico no seguimento da aprovação da candidatura da autarquia pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes para a instalação de um sistema de bicicletas partilhadas de uso público (bike sharing) e a implementação de sinalética vertical e horizontal.
ALBUS gratuito e “Colorfila”
A Semana arranca em Albergaria com “Pedalar pela Diferença”, na segunda-feira, dia 16, no Box MOBA da Incubadora de Empresas. A sessão conta com a participação dos utentes da APPACDM de Albergaria-a-Velha de modo a sensibilizar as pessoas para o uso dos meios de transporte sustentáveis para todos.
Além das viagens gratuitas no ALBUS, os albergarienses poderão solicitar o empréstimo de uma bicicleta MOBA para toda a semana e o comércio local terá à sua disposição cargo-bikes para o transporte de produtos. Destaca-se ainda o projeto artístico “Colorfila”, que utiliza bicicletas “para exprimir uma cultura transversal, combinando profissões e ofícios com a mobilidade sustentável”, como apresentam.
O eMOBA disponibiliza 20 bicicletas elétricas para uso partilhado, repartidas por 4 estações de parqueamento, localizadas no Centro Coordenador de Transportes, Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha, Paços do Município e Biblioteca Municipal.
Novas vias
No dia 17, pelas 9h30, vão ser inaugurados mais 1500 metros de via ciclável, referentes a dois troços – o troço A, de Assilhó ao Parque do Estuval (Sobreiro); e o troço B, da Escola Básica de Albergaria-a-Velha à Piscina Municipal. As crianças do pré-escolar vão aprender como uma cidade pode ser mais agradável quando as bicicletas dominam, na ação “Brincar na Cidade com a GNR – Escola Segura”. Para os mais novos, vai decorrer uma ação de sensibilização para o uso da bicicleta, na manhã do dia 19, na Escola Básica de Albergaria-a-Velha.
A 18 e 21 de setembro, no Mercado Municipal, vai decorrer a iniciativa “Vai e Volta – A Malta Transporta”. Os voluntários do MOBA vão disponibilizar-se para levar as compras efetuadas pelos munícipes a casa. Este serviço, realizado com cargo-bikes, é gratuito e as entregas podem ser feitas dentro do perímetro urbano num raio de 2,5 quilómetros.
Na tarde do dia 20, entre as 14h30 e as 16h, pode fazer um “check-up” gratuito na Box MOBA, na Incubadora de Empresas. No sábado, dia 21, destaca-se a inauguração do sistema de bikesharing e MOBA, na parte da manhã. À tarde, o Município vai organizar uma formação para a utilização de bicicletas elétricas e cargo-bikes na Incubadora de Empresas, das 14h30 às 16h00.
Dia Europeu Sem Carros
A finalizar a Semana da Mobilidade, momento em que se assinala o Dia Europeu Sem Carros, domingo, dia 22 de setembro, a zona circundante à Praça Ferreira Tavares e Alameda 5 de Outubro vai estar encerrada ao trânsito e a comunidade poderá experimentar diferentes meios de mobilidade sustentáveis.
Nesta efeméride, os munícipes podem ainda desfrutar de duas caminhadas: pelas 9h00, em São João de Loure, com a ASIV; e às 10h30, em Albergaria-a-Velha, com o Centro Municipal de Marcha e Corrida. Salienta-se que, em São João de Loure, será assinalada a entrada em funcionamento dos 15 novos postos de carregamento de veículos elétricos, espalhados pelas seis freguesias do concelho.
As atividades do Dia Europeu Sem Carros e na formação de E-bikes e Cargo-bikes, implicam inscrição prévia através dos seguintes contactos: 234 520 193 ou desporto@cm-albergaria.pt.
Segundo avança o Município em comunicado, a Semana Europeia da Mobilidade tem como objetivos principais “encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído” e incentivar deslocações a pé, de bicicleta ou transporte público ao invés do veículo individual.