Nova Assembleia da Branca toma posse

0
64

Sandra Marcelino é a nova presidente da Junta de Freguesia da Branca, a primeira mulher a exercer o cargo. Carlos Coelho despede-se, com emoção, da presidência da Junta, após 12 anos ao leme da Branca. A atual Assembleia de Freguesia é composta por sete membros do CDS-PP e dois da coligação PSD/IL.

A Assembleia de Freguesia da Branca recebeu hoje, 24 de outubro, os novos membros do órgão de poder local, eleitos no passado dia 12. O CDS-PP elegeu sete membros para a Assembleia, com 69,53 % dos votos, e a coligação PSD/IL conseguiu dois eleitos, com 20,02%.

Sandra Marcelino é a nova presidente da Junta de Freguesia da Branca. É a primeira mulher a exercer o cargo. “Somos, a partir de hoje, a equipa de todos – de quem votou em nós e de quem votou na oposição, que hoje já não é oposição; é um de nós também. Somos a equipa que vos quer servir com dedicação e sensibilidade, respeito e responsabilidade. Seremos, junto de vós, os melhores aliados e parceiros”, comprometeu-se.

A nova presidente da Junta agradeceu, em primeiro lugar, à família pelo apoio e compreensão das exigências da vida política. “Por força das circunstâncias, ocuparam sempre um lugar de menor atenção, mas maior importância”, afirmou, com emoção. “Aos meus pais agradeço por me terem ensinado que valemos, genuinamente, pelo que somos e pelo que fazemos todos os dias; pela humildade e trabalho sério, honesto e responsável, e não pelo título ou formação que possuímos”, advogou Sandra Marcelino.

“O agradecimento maior vai para todos os eleitores que confiaram em nós. A todos os que nos incentivaram diariamente a agregar e a seguir em frente – e foram bastantes, 2188 mais concretamente. É para todos vós que vamos trabalhar, para cumprir as vossas expectativas”, afirmou, reconhecendo o trabalho feito nos três mandatos anteriores. “Obrigada, Carlos Coelho. Obrigada pelo tanto que fizeste, pelo tanto que nos deste e pelo tanto que me ensinaste. O futuro é o teu desígnio. E tu sabes”, agradeceu Sandra Marcelino.

Desejo de união

Sandra Marcelino comprometeu-se a fazer mais e melhor pela Branca, criando pontes e ouvindo todos, com “especial atenção nas ações de proximidade”, numa participação ativa de combate “à descrença e abstenção eleitoral”. “A nossa freguesia merece sempre mais e é para lá que vamos. Sempre juntos, como deve ser: unindo, solidificando, aproximando margens, construindo pontes sempre que necessárias e sem espaço para muros ou barreiras”, afirmou a nova presidente.

“Estamos aqui para a nossa freguesia com a consciência de que vale sempre a pena semear. Pela Branca, seguimos e seguiremos sempre juntos. Viva a Branca”, despediu-se Sandra Marcelino.

A estrear-se como presidente da Mesa da Assembleia, Luís Serafim Silva, antes membro do órgão de poder autárquico, deixou desejos de uma Assembleia unida e pronta a trabalhar. “Vamos dar o nosso melhor no sentido de fazer o melhor pela Branca. Vamos tentar colaborar todos uns com os outros, não obstante alguns de nós pertencerem a outras forças partidárias. O partido passa a ser a Branca, a nossa Branca”, afirmou Serafim Silva.

Bruno Oliveira, um dos dois membros eleitos pela oposição, agradeceu o apoio a todos os que “acreditaram no projeto” do PSD/IL, deixando aos eleitores da coligação o compromisso de que serão “representados da melhor forma possível”. Por fim, o membro do PSD/IL deu os parabéns a todos os eleitos e desejou para os próximos quatro anos “Assembleias produtivas” para a freguesia.

“Sonhar mais alto”

A despedir-se do cargo de presidente da Mesa da Assembleia, Milton Silva, agora membro do executivo como 1.º secretário, afirmou ter sido com “transparência, escuta ativa e respeito democrático” que presidiu a Mesa do “espaço maior de representação local, onde se cruzam ideias, debatem soluções e se tomam decisões, em nome do bem-comum”, nas palavras de Milton Silva.

Aos membros da Assembleia que presidiu, deixou um agradecimento pela forma como decorreram as sessões. “Entre todos os membros desta Assembleia, de todos os partidos e sensibilidades, mesmo nas diferenças, prevaleceu sempre o respeito, o sentido de missão e a vontade de fazer melhor pela Branca”, afirmou, com um agradecimento especial a Hélder Dias, membro único da oposição no anterior mandato, pela “atitude sempre positiva”.

Aos colaboradores e administrativos da Junta de Freguesia, Milton Silva agradeceu pelo “trabalho discreto, mas essencial que garantiu o funcionamento desta casa da democracia local”. Com um adeus de “consciência tranquila e coração cheio”, Milton Silva desejou que os atuais membros da Assembleia prossigam com “o mesmo amor pela Branca, com espírito de diálogo e com coragem de sonhar mais alto”.

Ao “amigo Carlos Coelho”, antigo presidente da Junta da Branca, cargo que ocupou durante 12 anos, agradeceu “por tudo” o que fez pela freguesia e desejou “sucesso na nova missão”, como presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha. “Serás sempre o meu grande amigo Carlos, aquele que muito nos ensinou”, despediu-se Milton Silva, pedindo uma salva de palmas para o presidente cessante.

Adeus emotivo

Carlos Coelho, antes de se despedir da Branca, apresentou um breve vídeo dedicado a parte da obra que deixou feita, destacando empreitadas como: cemitério da freguesia, requalificação do Monte da Sra. da Aflição, novos espaços de lazer e desporto, passadiços do Porto de Riba e as obras no edifício da Junta de Freguesia.

“Hoje é para mim e para a minha equipa um momento de profunda emoção e de enorme gratidão”, reforçou Carlos Coelho, com um agradecimento especial a todos os que lhe concederam “a honra” de ser presidente da Junta durante 12 anos, que afirmou terem sido de “entrega total, dedicação e amor à Branca; desafiantes, de muito trabalho em prol do bem-comum”.

O presidente cessante lamentou o estado em que a Junta lhe foi entregue em 2013, “com dívidas, poucos meios e com os computadores completamente limpos e a informação apagada”. Carlos Coelho orgulha-se de deixar agora uma Junta que caraterizou como “moderna, organizada e virada para o futuro” e com “as contas em dia, sem dívidas e toda a informação disponível para o novo executivo, fosse ele qual fosse”, afirmou.

“Levo comigo a gratidão de ter servido a nossa freguesia e a esperança de um futuro ainda mais promissor para todos nós”, sintetizou Carlos Coelho. “O que mais me enche de orgulho não são as infraestruturas, mas o espírito de comunidade que conseguimos fortalecer: a proximidade com o nosso povo e as nossas associações foi sempre a marca deste executivo”, orgulhou-se o antigo presidente.

Aos trabalhadores da Junta de Freguesia e colegas de executivo agradeceu a “lealdade e o espírito de equipa”, a “todos os branquenses” deu graças pelo “apoio, incentivo e confiança”, ao Município de Albergaria-a-Velha pela “disponibilidade, diálogo constante e apoio prestado” e a Mário Branco, presidente da cessante Assembleia Municipal, “pelo acompanhamento atento e respeito institucional para com a freguesia”.

“Servir a Branca é, foi e continuará a ser uma das maiores honras da minha vida”, despediu-se Carlos Coelho. No final da sessão, foi entregue ao antigo presidente uma placa com o brasão da freguesia onde se lê: “Carlos Coelho, um agradecimento pelo seu valoroso trabalho, incansável dedicação em prol da comunidade da Branca, por todos os anos em que foi presidente da Junta da Freguesia da Branca, de 2013 a 2025”.

Por fim, o novo presidente da Mesa da Assembleia, desejou que as futuras sessões fossem tão concorridas como a desta sexta-feira, para colaborarem com assuntos que escapam aos autarcas, de forma construtiva e participativa.

Assim, a nova Assembleia de Freguesia da Branca assume a seguinte composição:

Executivo

Sandra Margarida Pereira Marcelino (CDS-PP) – Presidente da Junta de Freguesia

Milton César Lopes Silva (CDS-PP) – 1.º Secretário

Daniel Aguiar da Silva Pintor (CDS-PP) – Vogal de Tesoureiro

Mesa da Assembleia

Presidente da Mesa – Luís Serafim (CDS-PP)

1.ª secretária da Mesa – Ana Carina Santos (CDS-PP)

2.º secretário da Mesa – Manuel Augusto Silva (CDS-PP)

Restantes membros da Assembleia

Jorge Almeida (CDS-PP, nomeado para compor a Assembleia após eleitos para o executivo)

Manuel Augusto Silva (CDS-PP, nomeado para compor a Assembleia após eleitos para o executivo)

Laura Ângera (CDS-PP, nomeado para compor a Assembleia após eleitos para o executivo)

Bruno Filipe Ferreira de Oliveira (PPD/PSD.IL)

Ana Carina Nunes Santos (CDS-PP)

Luís Serafim Baptista da Silva (CDS-PP)

José António dos Santos Fernandes (CDS-PP)

Sara Filipa Machado Magalhães Pacheco da Silva (PPD/PSD.IL)

Marisa Abranches de Almeida (CDS-PP)

Sem eleitos, em terceiro lugar ficou o Chega com 6,10 % dos votos, seguido da coligação CDU – PCP-PEV com 1,87 %.