Entrega de novos talhões da Horta Biológica, demonstrações culinárias e atividades educativas são parte do programa da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, promovida pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha de 16 a 24 de novembro.
De 16 a 24 de novembro, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha junta-se às celebrações internacionais da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com um conjunto de atividades focadas na sustentabilidade ambiental e combate ao desperdício. Sob o mote “O desperdício alimentar não tem paladar”, o escolhido para 2024, a autarquia convida a comunidade local a envolver-se em iniciativas que promovam práticas de consumo sustentável e gestão de resíduos eficazes.
A iniciativa arranca já no fim-de-semana, com a entrega de novos talhões da Horta Biológica da Rua 1.º de Dezembro, no dia 16, resultado do sucesso da experiência piloto na Lapa. O novo espaço pretende promover “o cultivo de produtos hortícolas de forma biológica e sustentável” e será composto por 29 talhões e quatro canteiros elevados para pessoas com mobilidade reduzida, como informa o website municipal.
Nos dias 19, 20 e 21 de novembro, 160 alunos do 3.º ano de várias escolas do concelho vão participar em atividades educativas sobre reciclagem e reutilização de têxteis e vestuário, promovendo o Projeto To Be Green. A 23 de novembro, o Mercado Municipal – A Praça vai ser palco de uma sessão de Showcooking, com entrada livre, que reúne chefs convidados a ensinar a comunidade a aproveitar sobras alimentares, “para que nada seja desperdiçado na cozinha”, escreve a autarquia.
Ainda no dia 23, às 11h, inaugura-se a Oficina de Costura, localizada no Centro Coordenador de Transportes. O novo projeto, integrado no PAPERSU – Plano de Ação Municipal do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos 2030, visa disponibilizar à população um espaço para pequenos arranjos em têxteis. “Na Oficina será disponibilizada uma máquina de costura, tábua e ferro de engomar para a população proceder a pequenos arranjos, de forma gratuita, durante um horário definido e sem a necessidade de marcação prévia”, especifica o município.
Online, na campanha de sensibilização, a autarquia planeia partilhar dicas práticas sobre como reduzir o desperdício alimentar. Durante a semana, estão disponíveis 300 mini oleões para recolha gratuita nas Juntas de Freguesia, incentivando a comunidade a reciclar óleos alimentares que poderão ser reaproveitados para outros fins.







