Superação, espírito de equipa, capacitação, sonho e resiliência foram as palavras de ordem que se ergueram no palco do Cineteatro Alba, na tarde desta quinta-feira, dia 14 de março.
Em 2014, no dia 14 de março, realizou-se a primeira edição do PiGo. Dez edições depois o evento que já habituou os albergarienses continua a celebra o Dia do Pi com a total realização dos alunos do Curso de Multimédia, da Escola Secundária, do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha (AEAAV).
Para além do encontro entre oradores, professores, alunos, familiares e autarcas, o PiGo “é uma sala de aula, onde os alunos trabalham para conseguir atingir o objetivo final, o sucesso”. “Correu exatamente como tinha de correr, com imensos contratempos, com adversidades, mas o mais importante é que os alunos conseguiram desenvolver competência, aptidões, execução e avaliação. Isto é escola”, explicou Hugo Carvalho, professor do AEAAV e membro organizador, em forma de balanço, ao Jornal de Albergaria.
Disrupção: sonhar e alcançar
A música, a arte de dançar e o humor marcaram o encontro que gerou largos aplausos e sucessivas gargalhadas. Empresários, professores, locutores, jornalistas e humoristas, apelaram ao sonho de cada uma das pessoas que encheram a sala de espetáculos da cidade.
António Camelier, ex-moranguito, ator e modelo falou dos seus 18 anos de experiência, das conquistas e falhas que atravessou até então na sua carreira, motivando os mais novos a alcançarem o que mais desejam com trabalho e resiliência; Fernando Daniel Nunes, CEO da Visabeira, vencedor do prémio “Mérito e Excelência”, formado em Engenharia Eletrotécnica, com 27 anos explicou aos alunos da AEAAV que com esforço se consegue alcançar os objetivos que traçamos para o futuro em tenra idade. Miguel Midões, professor, investigador, jornalista e locutor de rádio na TSF apresentou as vantagens da diferença num mundo cada vez mais igual; Márcio Cortez, CEO da 2paly e empreendedor, apelou aos professores que ajudassem e motivassem os alunos a envergar para aquilo que os fascina; Patrícia Matos embaixadora UE, ex-jornalista da TVI, uma das fundadoras da TVI24 e escritora, apresentou a possibilidade de todos conseguirmos alcançar o que desejamos e motivou: “se vocês têm um sonho vocês vão conseguir porque eu também consegui”.
Palavras de agradecimento
Conhecido por participar noutras edições do PiGo, António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, subiu ao palco como orador e chamou, para o acompanhar, os professores organizadores, agradecendo-lhes. Parabenizou pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e sucessiva realização do evento, que é querido junto da comunidade: “estes professores merecem todo respeito pelo projeto que têm desenvolvido em Albergaria, obrigado em nome do município por aquilo que vocês têm feito”.
11ª Edição: Inspiração
Hugo Carvalho terminou com a partilha dos números atingidos na 10ª edição da atividade e reforçou a ideia de que o ensino é feito de experiências que têm impacto na vida dos alunos e na sociedade. “É esta a escola que nós queremos, a escola sem grades, a sala de aula junto da comunidade. Estamos orgulhosos porque conseguimos, uma vez mais, alcançar o sucesso”, concluiu.
O tema para o PiGo 2025 será “Inspiração”.


















































































