‘Salicórnia’ entra hoje em circulação com viagens gratuitas

0
426

O primeiro ferryboat elétrico da Península Ibérica foi inaugurado esta manhã e passa a assegurar a ligação entre São Jacinto e o Forte da Barra.

O antigo ‘ferry’ Cale de Aveiro despediu-se hoje do serviço regular da travessia entre São Jacinto e o Forte da Barra, tarefa que passa agora ao ‘Salicórnia’, primeiro ferryboat 100% elétrico da Península Ibérica, que passa a assegurar o serviço a partir das 16h20 desta sexta-feira. Até às 16h a travessia está apenas assegurada para passageiros, pela lancha das Dunas de São Jacinto.

O ‘Cale de Aveiro’ ainda não se reforma. Durante os três primeiros meses de operação do Salicórnia e devido à necessidade de monitorização técnica permanente do novo navio, o ferry continua disponível para “garantir a manutenção do serviço, sempre que se verificar necessidade de realizar operações técnicas com o novo ‘ferryboat’ elétrico, em regime de estaleiro”, esclarece a autarquia aveirense.

O novo ferryboat, desenvolvido inteiramente por empresas nacionais, não emite dióxido de carbono e permite uma redução da emissão de mais de 300 toneladas de CO2, diminuindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético. O navio, com baixos níveis de ruído e vista panorâmica no piso superior, tem capacidade para 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o ‘Cale de Aveiro’.

A inauguração desta manhã, junto à Avenida Marginal, contou a presença do presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, e da “madrinha” do navio, Helena Azevedo, de responsáveis da empresa construtora e representantes da concessionária dos transportes no Município.