• Jornal de Albergaria - Banner Avelab
  • Jornal de Albergaria - Unnamed (1)
  • Jornal de Albergaria - Ebd87793 0653 40b8 Be72 D229bc5a9185


Vaga de frio vai continuar nos próximos dias

  • Categorias Atualidade
  • 9 de Janeiro, 2021
  • 881 Visualizações
Vaga de frio vai continuar nos próximos dias
Foto:DR

A Europa está a ser atingida por uma vaga de frio e as previsões meteorológicas apontam que as temperaturas baixas não vão dar tréguas nos próximos dias.

Desde o início do ano que as temperaturas estão entre os dois a cinco graus abaixo do que é normal para a época e este fim de semana vão descer ainda mais. Na cidade da Guarda, os termómetros vão atingir os -2ºC de temperatura máxima no sábado.

A neve também deve marcar presença na Beira Interior, e em alguns pontos do Alentejo e Trás-os-Montes. As previsões apontam para a ocorrência de aguaceiros sob a forma de neve a partir dos 400 ou 600 metros em vários pontos destas regiões, a partir da tarde de sábado.

O pico da vaga de frio deve ser atingida, em Portugal, na segunda e terça-feira da próxima semana com as mínimas previstas para toda a faixa litoral, com exceção do Algarve, a oscilar entre os 2ºC e os -2ºC. Quanto às temperaturas máximas, não deverão passar os 10ºC em todo o país, exceto no distrito de Faro, onde a máxima será de 12ºC.

Face a esta vaga de frio, a Proteção Civil lançou, esta sexta-feira, um aviso à população referindo que o IPMA prevê o agravamento das condições meteorológicas adversas até à próxima segunda-feira, dia 11 de janeiro. O quadro meteorológico inclui a continuação do tempo frio, vento forte no litoral e terras altas, formação de gelo ou geada, em especial nas regiões do interior, ocorrência de precipitação na região sul e queda de neve em cotas baixas.

Face ao cenário previsto, a Proteção Civil deixa conselhos sobre os comportamentos que devem ser adotados e algumas medidas de autoproteção, que pode consultar aqui.

Esta massa de ar frio vem do interior da Europa onde há cidades que estão cobertas de um manto branco, é o caso de Madrid. Os leitores do Jornal de Albergaria enviaram-nos algumas dessas imagens, que agora partilhamos consigo.

O forte nevão, considerado já o maior do século em Madrid (os dois últimos mais fortes ocorreram em fevereiro de 1983 e em março de 1971), começou ainda no dia de ontem e obrigou o Governo da Comunidade Autónoma de Madrid a ativar o nível 1 do plano de condições meteorológicas adversas. A situação só deverá melhorar na tarde de domingo.

Acompanhe todas as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

 

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!