Maiores de 18 anos deverão começar a ser vacinados contra Covid-19 a partir de 4 de julho

0
297

O coordenador do grupo de trabalho do plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, anunciou, esta quarta-feira, que a partir de 04 de julho a vacinação vai começar para as pessoas com mais de 18 anos. “Dentro de duas semanas teremos todas as faixas etárias em processo de vacinação“, adiantou.

A notícia da antecipação das datas previstas foi avançada durante a audição na Comissão na Saúde, no Parlamento, onde também explicou que o processo de vacinação está a seguir a regra de quando é atingido 40% de vacinação numa faixa etária, passa-se para a faixa seguinte.

Atualmente, Portugal está a administrar “de forma sistemática” cem mil vacinas por dia e a perspetiva é de elevar este número até às 140 mil, caso sejam alargados os horários dos centros de vacinação. Apesar da expectativa, o vice-almirante alerta para a meta de ter 70% população vacinada com, pelo menos, uma dose da vacina, poder atrasar-se por 15 dias, devido aos “stocks limitados de vacinas” e à “irregularidade na disponibilidade” das mesmas.

De acordo com os dados do relatório de vacinação disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) até 20 de junho, mais de 2,9 milhões de utentes (29%) completaram o seu processo de vacinação e mais de 4,6 milhões (46%) receberam a primeira dose da vacina.

Nos números da pandemia atualizados hoje, há a registar mais 1.497 casos, o que representa um aumento de 477 infeções nas últimas 24 horas e mais três óbitos. Atualmente há 29.012 casos ativos e mais 860 recuperados. Há ainda 437 internamentos, menos 13 do que ontem e cem internamentos em unidades de cuidados intensivos, menos um, do que nas últimas 24 horas.