O município de Albergaria-a-Velha está a colocar estações de compostagem em várias escolas e jardins-de-infância do concelho de forma a “promover o reaproveitamento dos resíduos orgânicos e a diminuição do desperdício, bem como incutir boas práticas ambientais desde a infância”.
Ao todo são 10 os estabelecimentos de ensino contemplados: Escola Secundária e Escola Básica de Albergaria-a-Velha, Jardim-de-Infância de Albergaria-a-Velha, a EBI de São João de Loure, Escola Básica da Cruzinha (Valmaior), Centro Escolar de Angeja, Centro Escolar de Alquerubim, Escola Básica de Branca, Jardim-de-Infância de Telhadela e Centro Escolar das Laginhas.
Cada estação de compostagem é constituída “por uma estrutura de 4 m2, com duas unidades de compostagem, permitindo a rotatividade da matéria orgânica, uma cobertura para evitar o calor ou a humidade em excesso e uma cerca envolvente, que pode ser aproveitada para a criação de uma horta biológica com o recurso a objetos reciclados”, pode ler-se num comunicado emitido pela Câmara Municipal de Albergaria.
Para a autarquia albergariense, a educação ambiental nas escolas é uma prioridade, já que é “desde cedo” que se formam “futuros cidadãos responsáveis, com maior consciência ambiental e práticas diárias que promovam a sustentabilidade do planeta”. Além desta ação, já foram entregues conjuntos de ecopontos domésticos nos equipamentos escolares e distribuídos kits pedagógicos sobre a temática do desperdício alimentar às crianças do 1º ciclo. Em junho, será realizada uma ação de formação sobre compostagem dirigida a auxiliares de ação educativa, educadoras e docentes, de forma a melhor aproveitaram os benefícios deste processo.
O que é a compostagem?
A compostagem pode ser considera um tipo de reciclagem do lixo orgânico. É um processo biológico através do qual microrganismos transformam a matéria orgânica numa substância semelhante ao solo, denominado composto. Trata-se, portanto, de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e matérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a num material rico em nutrientes e fértil que melhora o crescimento das plantas, relvados e jardins.