Vitália Barbosa: Destas mãos nascem os pães doces e folares mais tradicionais

0
179

A Páscoa é assinalada, este ano, a 17 de abril. A festividade religiosa comemora a ressurreição de Jesus e representa uma das mais antigas e importantes celebrações da religião cristã. A quadra costuma ser sinónimo de família e tradições. Uma delas é a de não faltar pão doce ou folar em cima da mesa. Numa altura em que o fabrico tradicional parece ganhar mais espaço na vida das populações, o Jornal de Albergaria acompanhou o processo de confeção desta iguaria pelas mãos de uma perita na matéria e partilha alguns dos segredos para ter o melhor doce esta Páscoa.

Vitália Barbosa dedica-se à confeção de pão doce e folares há quase 50 anos. “Já vem de família, foi a minha sogra quem me ensinou”, recorda a cozinheira de mão cheia. Os primeiros pães começaram a ser amassados aos 24 anos, idade com que se casou e hoje, aos 70, continua a dar vida à tradição em memória da sogra. Apesar de se tratar de uma
receita de família, Vitália repete não guardar segredos sobre a confeção. Para si, o importante é manter a tradição viva.

Veja na galeria que acompanha esta publicação o processo de fabrico destes pães doces e folares e leia a reportagem na íntegra na edição JÁ NAS BANCAS do Jornal de Albergaria.

Leia a reportagem na íntegra na edição JÁ NAS BANCAS do Jornal de Albergaria.