Sede e monumento fecham ano rotário com “fasquia muito alta”

0
54

O próximo mandato do Rotary Club de Albergaria arranca já com um monumento a dar as boas-vindas à cidade e uma sede onde todos são bem-vindos. O compromisso de manter o Club mais aberto à comunidade promete não deixar de ser pauta.

“Saio com a sensação de dever mais que cumprido. Foi um ano em que se fez muito, incluindo a conquista de uma sede, uma luta já antiga”, dizia, momentos antes da inauguração do espaço oficial do Club, Paula Barnabé, presidente do Rotary de Albergaria que passa hoje a pasta a Paula Pinto, vice-presidente do mandato anterior.

A nova e primeira casa do Rotary no concelho tem lugar no Centro Coordenador de Transportes e apresenta-se como “um lugar acolhedor para todos nós”, nas palavras de Paula Barnabé, que agradeceu ao Município de Albergaria o “contributo imenso” na concretização deste marco. A presidente em transição de funções convidou a comunidade em geral a aparecer na sede para as reuniões semanais, às quintas. “Quem quiser vir será muito bem-vindo”, reforçou.

António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria, assinalou a simbologia do local cedido pela autarquia. “Este é um espaço de entrada e saída para a Europa para milhares de pessoas. Diariamente, este Centro representa um ponto de partida e chegada para alguém – uma centralidade que bem representa a ação do Rotary, aberta para o mundo”, explanou o edil.

“Esta sede representa o reconhecimento do vosso trabalho mas também o compromisso para continuarem a fazer ainda melhor. Tudo o que se traduza em algo bom para a população do concelho, o Município estará lá para apoiar. Sejam felizes e nós também seremos felizes”, desejou Mário Branco, presidente da Assembleia Municipal de Albergaria.

Nas mãos de uma criança

Paula Barnabé, antes do corte do bolo e brinde, chamou à atenção para a imagem que pinta as paredes do novo pouso – uma criança a formar um coração com as mãos, através do qual espreita com olhar esperançoso. “As mãos coloridas representam o mundo e a criança espelha a esperança na humanidade e na vida”, explicou, deixando à interpretação do público a forma como cada uma das ações do Rotary encaixa na simbologia.

As últimas palavras foram de Duarte Besteiro, anterior governador do distrito 1970 (Aveiro); e António Simões Pinto, que ocupa atualmente o cargo. Ambos realçaram a agradeceram a ajuda municipal ao Rotary albergariense e elogiaram o Club por ser referência no distrito, apesar da tenra idade (7 anos).

Besteiro lembrou as palavras de Mário Branco sobre a “prenda envenenada” e garantiu que o rotário vizinho estará à altura. Simões Pinto assinou por baixo e felicitou o Rotary de Albergaria por ter agora uma “casa” onde pode preservar espólio, reunir com membros do Club e estar próximo da comunidade, como enumerou.

Mandato de continuidade

A tarde fora de portas terminou na rotunda dos Salgueirinhos para a inauguração do monumento Rotary de Albergaria, às portas da cidade. “É um marco físico da presença e proximidade do Rotary no concelho”, disse Paula Barnabé, antes de destapar a estrutura que simboliza igualmente aquele que foi o compromisso assumido do ano rotário findo – a abertura do Club às pessoas.

A materialização desse desejo passou por, como lembrou, em conversa com o Jornal de Albergaria, em momentos como a Cãominhada em Frossos em outubro, as sessões dedicadas à maternidade e a Descida do Rio Vouga em Caiaque, em Sever do Vouga, em maio.

“Hoje recebi telefonemas que me surpreenderam. Sei que cumpri aquilo a que me comprometi, mas foi muito bom que quem me ligou se tenha lembrado de todas as atividades realizadas. Foi prova de que estivemos realmente próximos da comunidade. É muito importante mostrar que estamos aqui e o que fazemos”, concluiu.

Paula Silva, que recebe agora o cargo de Paula Barnabé, não quer quebrar o ritmo de estar junto das gentes e planeia já atividades – ainda apenas no papel, sem garantias de concretização – como uma Colour Run e a plantação de árvores em parceria com a BioLiving, como fizeram já em 2018 no Parque do Estuval.

O aumento dos quadros sociais do Club albergariense – que conta hoje com 23 membros – e manter o que tem vindo a ser bem recebido são compromissos assumidos pela nova presidência. “A roda tem de girar e irá passar por todos. É sem dúvida muito importante estarmos próximos das pessoas e queremos continuar com os projetos que têm corrido muito bem. A Paula passou-me a pasta com a fasquia muito elevada”, elogiava.

Mérito escolar

A cerimónia de transmissão de mandatos, realizada no Cineteatro Alba, contou, como tem vindo a ser pauta, com a entrega de prémios de mérito escolar – desta vez, foram premiados 34 alunos do 10º ano do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha (AEAAV), Colégio de Albergaria e Jobra.

Os estudantes receberam uma semana na Academia de Verão da Universidade de Aveiro, onde podem explorar áreas pelas quais se interessam e testar competências num ambiente próximo do contexto real de trabalho.

Os alunos do Curso de Multimédia do AEAAV foram parabenizados pelo trabalho de cobertura de eventos que têm vindo a desempenhar para o Rotary e receberam um prémio de licença de utilização a ser entregue a 20 alunos do Curso.

O Rotary aproveitou igualmente a ocasião para agradecer às duas empresas que mais apoiaram o Club ao longo do ano rotário que acaba de terminar.