As vozes do Grupo Coral da Jobra serviram de inspiração para imaginar um mundo melhor, e criar espaço para a esperança – o mote do novo ano Rotary. Paula Barnabé assumiu o cargo de presidente do Club albergariense, numa cerimónia marcada pela entrega de prémios escolares e a passagem das conquistas do Club em revista.
O Rotary Club de Albergaria procedeu, ontem, dia 5 de julho, à Transmissão de Tarefas para um novo mandato. Edgar Borges, professor de profissão e presidente de 2022-23, agora vice-presidente, passou o testemunho a Paula Barnabé, que deseja que “o Rotary se abra para a comunidade” neste próximo mandato e que o Club em Albergaria continue a fazer diferença.
No palco do Cineteatro, juntamente a António Melo, Assistente do Governador Distrital do Rotary e Fátima Bento do Rotary Club de Ovar, os presidentes trocaram lembranças e discursaram para a audiência, onde estavam Catarina Mendes, vereadora da Educação e Ação Social, em representação do Município de Albergaria; Mário Branco, presidente da Assembleia Municipal de Albergaria e José Ricardo Bismarck, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria.
“Procurem formas de Associativismo pela vossa vida e lembrem-se que juntos somos mais do que a nossa soma”, dizia Alberto Silva, encarregue de guiar a cerimónia, em introdução à entrega de prémios escolares aos melhores alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, Agrupamento de Escolas da Branca (AEB) e Colégio de Albergaria.
Os 30 alunos premiados levaram consigo a oportunidade de passar uma semana no Campo de Férias da Universidade de Aveiro, onde podem experienciar diferentes cursos em contexto académico e prático, em contacto com empresas. Este incentivo ao seguimento dos estudos e introdução ao mercado de trabalho são os motivos que levam o Club a premiar os alunos em final de ciclo, privilegiando a oferta de experiências e não monetárias.
Os prémios foram entregues por Catarina Mendes, Fátima Branco em representação do Colégio de Albergaria e pela diretora do AEB, Madalena Brandão. Carina Pais da Art Seguros, patrocinadora da iniciativa, reconhece que esta é uma grande etapa para os jovens e simpatiza com a dificuldade de fazer escolhas importantes. No final, deixa um conselho: “Não se deixem ganhar raízes. Estudem para o que querem, mas não se deixem ficar porque o dia de amanhã deixa sempre portas abertas”. A Prifer foi igualmente patrocinadora dos prémios, mas Carlos Nunes não esteve presente na cerimónia.
Ano em revista
Edgar Borges, antes de passar a pasta e tocar o sino em conjunto com a sucessora, revisitou os momentos chave do Rotary Club de Albergaria, durante o mandato que encabeçou, “com esperança de que um dia estejam vocês aqui em cima como presidentes”, acrescentou, dirigindo-se aos alunos, lembrando que “o mais importante são as pessoas e não as notas”.
O Sunset Solidário do Rotary, mencionado por Luís Marques Mendes na SIC, prova de que “muitas mais pessoas do que pensamos estão atentas ao que o Rotary de Albergaria faz” e o trabalho no combate ao pólio, no qual se inseriu uma caminhada em São João de Loure, foram os primeiros destaques.
Seguiram-se a participação no Banco Alimentar, lembrando que, por vezes, situações de carência alimentar estão “aqui ao lado” e a homenagem profissional a Paula Pinho pelo trabalho que fez no Clube de Albergaria pelo futebol feminino, elogiada como “grande humanista” e “responsável por termos cinco atletas na Seleção Nacional”.
O projeto materno-infantil dedicado à saúde de mães e filhos, com a palestra “Vai Nascer. Gravidez segura e feliz”, as distinções do Club albergariense a nível distrital e a geminação com o Club Rotario Viveros Coyoacán, no México, foram igualmente destaques do ano.
Crie Esperança no Mundo
“Vocês têm o privilégio e o poder para fazer a mudança. Sejam todos solidários. Por vezes, isso significa apenas olhar para o lado”, foi a mensagem de Catarina Mendes para os jovens presentes na cerimónia, depois de agradecimento ao Rotary por investir em iniciativas no campo da Educação e Ação social, pelouros da vereadora, e fazer parte da rede social do concelho, reforçando que “todos juntos fazemos muito”.
O padrinho do Rotary Albergaria, João Oliveira, presidente do Rotary Aveiro, frisa que o Club “imaginou o Rotary e concretizou o que tinha imaginado”, em referência ao mote do ano anterior “Imagine o Rotary”, inspirado na canção Imagine de John Lennon, interpretada na cerimónia pelo Grupo Coral da Jobra, bem como os temas What a Wonderful World e You Raise Me Up, que convidam a imaginar um mundo melhor através do trabalho em comunidade.
O governador do Distrito de 1970 do Rotary Club, António Custódio Vaz enaltece o trabalho do Rotary na “construção da paz, combate à pobreza, falta de saúde e promoção da educação”. O governador faz votos de um bom mandato para Paula Barnabé e parabeniza o antecessor, realçando ter “algumas reservas em distinguir mandatos” sendo que “nada se faz sozinho, fazemos em conjunto o que sozinhos não podemos fazer”.
A fechar a tarde, usou da palavra Paula Barnabé, começando por agradecer a presença da “sala bastante composta” e cumprimentando todas as entidades oficiais presentes. A nova presidente louvou e passou em revista os seis anos e seis lemas do Rotary, realçando a ação adequada do CRotary Albergaria em cada um deles, sempre no mote transversal “dar de si antes de pensar em si”.
“Somos novos, mas demos cartas”, conclui. A presidente termina com um agradecimento à família, a quem pede, desde já, desculpa pelas ausências futuras que prevê frequentes, enquanto trabalha, junto da equipa e comunidade, para materializar o mote do ano Rotary – Crie Esperança no Mundo.


















