Foto: DR
Através de um comunicado, a empresa Meta, dona do Facebook e Instagram, revelou que a partir de dia 1 de outubro de 2022 não vai ser possível “organizar qualquer evento novo ou agendado de compras em direto no Facebook”.
Significa isto que os utilizadores deixam de ter a possibilidade de, em eventos em direto, poder relacionar as funcionalidades do Marketplace (plataforma de mercado da rede social) para identificar produtos que estejam à venda, durante esse direto. “Vais poder continuar a utilizar o Facebook Live para transmitir eventos em direto, mas não vais poder criar listas de reprodução de produtos nem identificar produtos nos teus vídeos do Facebook Live.”, explica no comunicado.
A empresa justifica a medida, devido à alteração do comportamento de “visualização dos consumidores” que “estão a mudar para vídeos de curta duração”. Este formato de vídeos de curta duração ficou muito popularizado através da rede social Tik Tok, e “obrigou” a Meta a adaptar-se. “Também estamos a alterar o nosso foco para o Reels no Facebook e no Instagram, o produto de vídeo de curta duração da Meta”, acrescentou a dona das duas populares plataformas.
Apesar destas alterações, a empresa comunica ainda que é possível organizar eventos de compras em direto no Instagram, bastando para isso “configurar as compras em direto no Instagram”. É possível “identificar produtos no Reels no Instagram”, pelo que a funcionalidade apenas se perde no Facebook.
Os eventos de vendas de produtos em direto no Facebook ficaram muito populares nos últimos anos, particularmente durante a pandemia.