“Enfrentei tudo com força, sem me ir abaixo”

0
418

Ana Maria Gomes, diagnosticada há um ano com cancro da mama, é uma incondicional adepta das iniciativas do Outubro Rosa, organizadas pela Câmara Municipal de Albergaria, em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e com a sociedade civil envolvida na programação.

A caminhada agendada para a manhã de hoje foi cancelada por razões meteorológicas, tendo sido substituída por uma aula de atividade física, no Pavilhão Desportivo Municipal. Foi aqui que conhecemos essa lutadora que, passo a passo, vem ultrapassando com sucesso o seu problema oncológico, do qual nos fala abertamente, sem perder o sorriso no rosto: “Descobri uma ferida no bico da mama, fui ao médico de família, em Albergaria, e a seguir fiz exames, em Aveiro, que acusaram o cancro. Reagi muito bem, enfrentei tudo com força, sem me ir abaixo, graças a Deus. O que me custou mais foi andar cá e lá, de Albergaria para o IPO de Coimbra, e de lá para cá”.

Depois de ter feito tratamentos e uma cirurgia, Ana Maria Gomes vai agora a consultas regulares. O pior já passou, “só sinto muito cansaço nas pernas”.

A camisola rosa que traz vestida condiz com a sua atitude positiva. Gosta de participar nas atividades do Município e da LPCC, porque sabe por experiência própria que a informação e a sensibilização nunca são demais. “Até me ofereci para ajudar no que fosse preciso. É preciso dar ânimo a quem está a passar por esta doença e se sente em baixo”, salienta Ana Maria Gomes.

Catarina Mendes, vereadora com a pasta da Saúde, presente no Pavilhão Municipal, disse ao Jornal de Albergaria que, além de promover as iniciativas do Outubro Rosa, a Câmara é cofinanciadora, de um projeto da Associação Calioásis que acompanha famílias com cancro pediátrico e contribui para a melhoria da qualidade de vida de jovens afetados pelo cancro. Trata-se de um projeto aprovado pelo Programa de Parcerias para o Impacto de Portugal Inovação Social, comparticipado por vários municípios e outras entidades.

O Município de Albergaria faz também de mediador junto dos grupos locais de voluntariado para a realização de peditórios na comunidade, os quais irão decorrer, a  partir de amanhã e até 1 de novembro. “Albergaria tem muitas associações e grupos de voluntários que se associam a esta causa”, realçou a vereadora.

Cerca de 40 participantes, a maioria do Programa Idade Maior, usufruíram da prática de atividade física, durante a manhã, sob coordenação do técnico superior do desporto da Autarquia, Pedro Aido, defensor da velha máxima “mente sã em corpo são”.

Redigido por Sofia Meneses