Balanço anual dos Bombeiros de Albergaria: mais de 26 mil horas de trabalho e 11 mil serviços

0
499

Os Bombeiros de Albergaria, na voz do comandante Albano Ferreira, caraterizam 2022 como um regresso ao normal. Ainda assim, reportam um aumento no volume de serviços prestados, em relação ao período pré-pandemia, um crescimento que sempre se havia verificado antes da covid.

O Resumo da Atividade Operacional 2022 dos Bombeiros Voluntários (BV) de Albergaria-a-Velha revela que, no passado ano, foram realizados 11 193 serviços, num total de 26 405 horas de trabalho e 18 749 operacionais mobilizados – somando todas as ações distribuídas pelos 98 bombeiros que constituem o corpo ativo. A maior parte das horas foram dedicadas ao transporte de doentes, por exemplo, para tratamentos de fisioterapia, oncológicos ou hemodiálise.

“Este ano tivemos, naturalmente, mais serviços que o ano passado. Com a pandemia, as pessoas saíram menos de casa e isso resultou em menos acidentes, para além dos serviços que ficaram parados, como tratamentos médicos. Houve um ligeiro aumento em relação ao período pré-pandemia, como tem sempre havido”, comenta Albano Ferreira, comandante dos BV, ao Jornal de Albergaria (JA).

Em 2022, os Bombeiros percorreram um total de 731 767 quilómetros, distribuídos pelos 11 563 veículos empregues na prestação de serviços e socorro, parte dos quais para conduzir os 18 444 transportados – em qualquer situação, sejam acidentados ou para deslocações.

“Os serviços que prestamos são sempre em função dos meios que temos. Por vezes, temos de recusar serviços por falta de recursos humanos porque os bombeiros são os mesmos e as ambulâncias também. No caso dos veículos para transportar doentes para tratamentos é um serviço que exige uma logística tremenda e não nos é possível ter um veículo parado em reserva. Nunca podemos comprometer os serviços de emergência”, elabora o comandante.

Os números enviados pelos Bombeiros ao JA detalham, para cada freguesia, todos os serviços prestados, meios empregues e tempo em horas de operação. A freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior totalizou o maior número de horas em serviço (10 065 horas e 40 minutos), cidadãos transportados (7438), bombeiros em ação (8333) e quilómetros (301 370).

Numa análise sem considerar Albergaria -a-Velha e Valmaior, a Branca foi a freguesia que contou com mais bombeiros ao serviço (3503) e horas de trabalho (4272 horas e 36 minutos), tendo sido, no entanto, a freguesia que menos quilómetros fez percorrer (12 9956 km). São João de Loure e Frossos totalizou o maior número de transportados (2680) e que mais quilómetros requereu (81 347 km).

Estes valores, segundo Albano Ferreira, são “interessantes e importantes para a população e não estão sujeitos a qualquer sigilo” e, por isso, os BV contam passar a divulgá-los mensalmente, avança ao JA.