A Unidade de Saúde Pública, para além do trabalho de sensibilização junto de Paróquias e coordenadores de grupo, mantém o horário de funcionamento das unidades na área de abrangência do Baixo Vouga e as portas abertas a quem necessitar de cuidados médicos.
As unidades prestadoras de cuidados de saúde primários na área de abrangência do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga estarão abertas nos horários habituais, acautelando a possibilidade de apoio médico quando justificado, durante os “Dias nas Dioceses”, que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O Centro não verificou necessidade de reforçar horários e realça que a assistência médica será prestada a qualquer pessoa, mesmo que não pertença à Unidade de Saúde Pública (USP) a que se dirige. Em caso de dúvidas, o ACES do Baixo Vouga recomenda contacto para a linha SNS 24 (808 24 24 24), para que o utente possa ser reencaminhado para a especialidade indicada na USP mais próxima e em horário de funcionamento. Em situações mais graves, ligue 112.
A USP, em conjunto com as restantes unidades que o integram o ACES, desenvolveram um conjunto de ações com o objetivo de divulgar informações relativas ao encaminhamento e atendimento dos peregrinos, bem como uma campanha junto das Paróquias e coordenadores de grupo relativa aos riscos associados às atividades realizadas, como intoxicações alimentares e exposição solar excessiva.
Os Dias nas Dioceses são como uma preparação para os peregrinos que visitam a região e para a comunidade anfitriã, para a vivência dos dias da Jornada. Os participantes têm programadas atividades que permitem explorar as riquezas culturais, gastronómicas e religiosas do local que os acolhe. Na JMJ, a decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, esperam-se mais de 310 mil peregrinos de 151 países.
Foto: DR