• Jornal de Albergaria - Banner Avelab


SEMA assinalou 25º aniversário

  • Categorias Atualidade
  • 4 de Maio, 2021
  • 230 Visualizações
SEMA assinalou 25º aniversário

A SEMA – Associação Empresarial que representa os concelhos de Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja e Murtosa e em todos os setores de atividade económica, comemorou na passada sexta-feira, dia 30 abril, o seu 25º aniversário.

Face à situação pandémica, a data foi celebrada de forma singela, com uma cerimónia onde estiveram presentes os presidentes de câmara dos cinco concelhos onde a SEMA está representada, os órgãos sociais da associação e os primeiros 10 Associados.

O evento teve lugar nas instalações da Casa-Museu Egas Moniz, em Avanca, onde há 25 anos foi realizada a primeira reunião da então ACEM – Associação Comercial de Estarreja e Murtosa.

Na cerimónia foi assinado o Protocolo “Candidatura em Rede: (RE)VIVE & FICA”. Este projeto envolve a SEMA e as cinco autarquias da área de intervenção da associação, pretendendo valorizar cada território através do seu património material. Consiste na realização de diversos eventos em torno de um nome da literatura de cada concelho: Egas Moniz (Estarreja); “Escritores na Diáspora (Murtosa), Augusto Castro (Albergaria-a-Velha), Fernando Pinto do Amaral (Sever do Vouga) e Júlio Dinis (Ovar). Com uma verba de 300 mil euros, será iniciado durante este mês.

No decorrer do seu discurso, a presidente da direção, Maribel Marques, afirmou ter como objetivo “dar continuidade ao bom trabalho da associação, bem como abraçar novos desafios”.

Como projetos futuros que visa concretizar destacou:
– a criação de um Gabinete de Apoio à Recuperação Económica (GARE), de forma a dar todo o apoio necessário aos empresários na recuperação económica do pós-pandemia, seja através dos fundos comunitários no apoio e esclarecimento das novas medidas, sobretudo do Plano de Recuperação Económica e Resiliência, seja noutras medidas e estratégias que eventualmente possam surgir, ou mesmo ser criadas e potenciadas pela própria Associação e Parceiros;

– a criação de novos serviços de apoio ao tecido empresarial, nomeadamente o apoio às PME’s com parcerias à internacionalização das mesmas;

– a criação do gabinete de apoio ao marketing digital e novas tecnologias de Informação e Comunicação;

– e ainda, transformar a SEMA numa associação de referência no que respeita à Indústria 4.0.

 

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!