“O cancro da mama não pode ser evitado. A melhor resposta é o rastreio. O exame é rápido, gratuito e pode salvar a vida”. É com este mote que o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro lança o apelo a todas as mulheres entre os 50 e os 69 anos para participarem no Programa de Rasteio de Cancro da Mama.
A Unidade Móvel está estacionada no Centro de Saúde de Albergaria e ali permanecerá até meados de novembro. Está em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h15 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
As mulheres com inscrição atualizada no Centro de Saúde recebem uma carta-convite com a indicação da data e hora de realização do exame. Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), “constata-se que muitas faltas ao rastreio decorrem da desatualização dos dados de morada nos registos dos Centros de Saúde, motivo pelo qual se apela à atualização dos mesmos e à participação no rastreio”.
No âmbito do plano de contingência para a Covid-19, serão colocadas em prática todas as recomendações das autoridades de saúde, a fim de garantir a segurança de utentes e profissionais.
Neste sentido apela-se ao cumprimento de algumas medidas. Deve respeitar o horário de marcação, para que o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) consiga “assegurar que realiza o exame à hora previamente acordada com todas as utentes” e evitar ajustamentos. A profissional da Liga Portuguesa Contra o Cancro fará a chamada de cada utente no exterior da Unidade Móvel, não devendo aceder a esta sem permissão. Em caso de dúvida ou de necessidade de esclarecimentos adicionais, deve contactar a LPCC.NRC pelo telefone 239 487 495/6.
Leia a notícia na íntegra na edição impressa do Jornal de Albergaria, dia 5 de agosto nas bancas.