• Jornal de Albergaria - Banner Avelab
  • Jornal de Albergaria - Ebd87793 0653 40b8 Be72 D229bc5a9185


Romaria de São Paio da Torreira representa Região de Aveiro nas “7 Maravilhas da Cultura popular”

  • Categorias Atualidade
  • 21 de Julho, 2020
  • 766 Visualizações
Romaria de São Paio da Torreira representa Região de Aveiro nas “7 Maravilhas da Cultura popular”

A concurso eram sete candidatos. Para além da Romaria vencedora estava a Festa em Honra de São Gonçalinho, a Ceia da Almas, o Alambique em Cobre, o Enterro do Entrudo de Pedorido, a Lenda da Ilha dos Amores e o Chapéu de Feltro.  

A Romaria de São Paio da Torreira, “a maior, mais pitoresca e mais afamada romaria da região da Ria de Aveiro”, que todos os anos junta milhares de pessoas vindas de várias partes do país, vai representar a região de Aveiro como finalista nas “7 Maravilhas da Cultura Popular.”

A eleição decorreu durante a manhã de hoje, no Parque da Praia do Monte Branco, na Torreira, com emissão em direto através da RTP1 e apresentação de Vanessa Oliveira e José Carlos Malato. Foi montado o palco da emissão televisiva da final regional do concurso  e foi assim divul­gado o vencedor do distrito de Aveiro. Segundo o apresentador do programa foi um “ranking renhido”, mas a Romaria de S.Paio “manteve-se sempre em primeiro lugar”.

Esta festa com cerca de 3 séculos de existência, possui “várias singularidades que celebram a relação com a ria”, onde se pode destacar “a majestosa regata de barcos moliceiros tradicionais à vela”, “as corridas de bateiras à vela e de chinchorros” , “as rusgas, os fogos de artifício no mar e na ria e a enorme procissão, recheada de referências ao universo da pesca, são outros momentos imperdíveis”.

A Organização das 7 Maravilhas de Portugal recebeu 504 candidaturas de todas as regiões do país. Estas candidaturas foram avaliadas pelo Conselho Científico, que acabou por atribuir o selo de Nomeado a 471. Foram apresentadas 11 candidaturas pelo distrito de Aveiro, sendo que 7 foram finalistas, nomeadamente: Alambique em cobre (Castelo de Paiva); Ceia das Almas (Aveiro); Enterro do Entrudo de Pedorido (Castelo de Paiva); Festas em Honra de São Gonçalinho; Chapéu de Feltro (S. João da Madeira), Lenda da Ilha dos Amores (Castelo de Paiva) e a Romaria de S.Paio da Torreira.

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!