• Jornal de Albergaria - Banner Avelab


Requalificado o tanque do lavadouro da Vessada

Requalificado o tanque do lavadouro da Vessada

As obras de requalificação, do Tanque da Vessada, e logradouro, no lugar do Ameal, estão concluídas, há duas sema­nas, após um interregno de alguns me­ses, até à sua conclusão.

Contudo, apesar da demora, esta re­qualificação, veio melhorar toda a zona envolvente, bem como o património da freguesia, dado o valor histórico do mes­mo, pelas referências e funcionalidades exercidas, aquando da sua construção e fundação.

De salientar, que foi construído nos finais do século XIX, pelo povo, embora já existisse uma bica junto à nascente e regueiro, onde as pessoas lavavam as roupas, por não existirem meios de o fazerem em suas casas. Só algumas e poucas, o faziam, por te­rem nascentes e mais tarde, os poços. Também de referir, dada a sua impor­tância, que em fase inicial, as pessoas lavadeiras, atémarcavam horário, para poderem ter acesso, e não terem que esperar por vaga, que era difícil. Antes, era o Rio utilizado na lavagem das roupas, assim como da lãe linho.

De referir, que todo o espaço envolvente está aprazível, bem como os equipamen­tos que o compõem, tanque lavadouro, fonte, painel em azulejo alusivo às la­vadeiras e tanque residual. Agora, es­peramos que seja tratado e mantido de forma digna e que não sejam esquecidos outros espa­ços e patrimó­nio, existentes na freguesia.

Texto: Carlos Mortágua

Relacionadas

error: Conteúdo protegido!