Vista Alegre convida comunidade para celebrar 200 anos de “determinação, trabalho e perseverança”

0
181

A apresentação da primeira peça do ano, a exposição de uma artista que pintava enquanto estudava Direito e os saxofones de Rodrigo Amado e Ricardo Toscano fazem parte das celebrações dos 200 anos da Vista Alegre, a decorrer amanhã, em Ílhavo.

Foto: DR

No próximo dia 6 de janeiro, sábado, a Vista Alegre convida todos os que se queiram juntar à abertura das celebrações dos 200 anos da marca, uma tarde que inclui a mostra da primeira peça do ano – em exibição no foyer e com um vídeo introdutório – a inauguração da exposição ‘Amor’ de Sónia Travassos, uma visita guiada ao Museu e um concerto.

Na cerimónia festiva será apresentada a nova identidade comemorativa da marca e o alinhamento das múltiplas ações das celebrações dos 200 anos da Vista Alegre, “num conjunto de peças que honram a sua memória, fazendo a ponte entre o passado, o presente e o futuro da marca”, como escrevem, em comunicado, sendo este um trabalho de partilha que se estende ao longo do ano, dedicado à “história por detrás destas peças, peças que contam também a história da marca”.

A exposição de Sónia Tavares, nascida em Coimbra em 1984 e com trabalho exposto em cidades como Milão, Roma e Paris, dedica-se à materialização de como o ‘Homem’ – empresário, artista, diretor de produção, lojista – está no centro de toda a criação da Vista Alegre. A artista que apresenta a exposição ‘Amor’ iniciou os estudos em Direito e sentiu necessidade de se exprimir de forma criativa, salvando-se da rigidez da Lei, optando por pintar durante todo o seu tempo livre.

Para fechar o dia, com uma vista guiada ao museu pelo meio, Rodrigo Amado e Ricardo Toscano levam à Fábrica Vista Alegre um concerto de saxofones que passa pelo rock, jazz e pop. O espetáculo insere-se no ciclo Sobretudo, no qual artistas atuam em locais inesperados. O ciclo decorre durante os meses de Inverno e faz parte da agenda Aveiro 2024 Capital Nacional da Cultura – estão em agenda o By Itself na Biblioteca da Universidade de Aveiro e o espetáculo multidisciplinar de Flávio Rodrigues e Maria Fonseca no Salão Nobre da PSP de Aveiro.

Até 2025, a fábrica de porcelanas fundada em 1824, hoje marca reconhecida de porcelana, cristal e vidro, tem planeadas inúmeras atividades que visam “assinalar uma história exemplar, feita de ousadia, coragem, ambição, determinação, trabalho e perseverança”. A marca quer igualmente contar com os testemunhos pessoais dos clientes e amantes da VA e convida a que partilhe “memórias, espólio e conhecimentos sobre a empresa (pessoais ou familiares) que se encontrem dispersos no território nacional e internacional” para que possam ser incluídas na exposição digital colaborativa de 200 anos de histórias e memórias.


PROGRAMA

Apresentação da peça 2024 – 15h

Vídeo e peça Prato Calendário em exposição no foyer do Museu da Vista Alegre

Entrada livre

Visita guiada ao Museu – 16h

Entrada livre – até 50 participantes. Inscrição prévia em museu@vistaalegre.com ou no dia, mediante disponibilidade

Exposição – 17h

Inauguração de “Amor” – Sónia Travassos

Sala de Exposições Temporárias. Museu Vista Alegre

Entrada livre

Música – 18h

Rodrigo Amado e Ricardo Toscano

Fábrica Vista Alegre

Bilheteira: 5 euros / Pack Ciclo Sobretudo 10 euros

Classificação etária: M/12 anos

Teatro Aveirense: Ter-Sáb: 13h30 – 18h30 / Dia do Espetáculo: abre no local 1h antes do início do mesmo