O casting para o filme “Tico e a fada da Ria” arranca este mês na Ria de Aveiro. A produção da Filmógrafo, no meio há mais de 40 anos e responsável por centenas de produções nacionais e internacionais, está em busca da sua personagem principal.
O Filme “Tico e a fada da Ria”, uma obra literária do jornalista José Vieira, escrita em 2001, vai começar a ser filmado na Ria de Aveiro este ano e irá estrear no final de 2024, com produção da Filmógrafo, há mais de 40 anos na área e responsável por centenas de produções nacionais e internacionais.
O casting começa este mês e é feito em parceria com a Região de Aveiro, as Câmaras Municipais e os Agrupamentos Escolares, nos 11 municípios da ria de Aveiro, no sentido de se encontrar a personagem principal. Em complemento ao filme, ainda em 2023, irá ser lançado o livro, direcionado aos mais jovens, bem como um trailer para o Natal. A candidatura faz-se seguindo as indicações desta publicação, para onde direciona o QR code disponível na imagem que acompanha o texto.
António Costa Valente, um dos produtores do filme, refere que esta “será uma aventura infantojuvenil didática e irá certamente atrair público dos 8 aos 80 anos”, procurando ser uma produção muito genuína, com base nas tradições da Ria de Aveiro.
A história passa-se na década de 40, quando a ria era fonte de sustento de muitas famílias, bem como uma via de transporte de mercadorias, e um rapaz de 12 anos, a personagem principal, ouve o seu avô contar a história da Fada da Ria e resolve ir à procura dela. Na sua aventura pelos canais da laguna, conhece mais a fundo todo este ecossistema e vive inúmeras aventuras pelo caminho.
José Vieira, escritor e realizador do filme, refere que “é a oportunidade perfeita para reviver o legado dos nossos avós e um estilo de vida que se vivia há quase 1 século atrás. Vamos conhecer como se praticava a pesca na ria na década de 40, como se apanhava o moliço e como era a rotina do moliceiro nessa altura, além de claro, partirmos com o pequeno Tico à procura da fada da ria.”
A produção pretende também fazer do “Tico” um embaixador da Ria de Aveiro, centralizando nesta personagem mais aventuras no futuro, permitindo construir mais uma marca identitária da nossa laguna, que cative e atraia os jovens para esta herança natural e tão rica em biodiversidade.
Jorge Bacelar, médico e fotógrafo reconhecido internacionalmente, junta-se a esta produção, onde irá produzir o making-off em formato de fotografia, a ser exibido nos 11 municípios da Ria de Aveiro, em 2024, através de exposições permanentes. António Tedim, outro fotografo de craveira internacional, junta-se a Jorge Bacelar neste projeto.
Para informações adicionais, contatar a produtora Júlia Rocha pelo 966 190 163 ou pelo e-mail producao@tico.com.pt